Ciência, inovação e mão na massa movimentam 15ª edição da Febrace

Além da tradicional mostra de projetos científicos, a edição contará com o 1º Festival de Inovação e Criatividade

22/03/2017 - Publicado há 7 anos

Começou nesta terça-feira (21) a 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Escola Politécnica (Poli) da USP, maior evento pré-universitário da área do País.

Promovida anualmente, a feira recebe projetos científicos de estudantes do ensino médio e técnico e conta com atividades voltadas para gestores e para os professores orientadores dos participantes, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência e de estimular a inovação e o empreendedorismo na educação básica.

Este ano, a feira conta com uma mostra de 346 projetos finalistas, desenvolvidos por estudantes de todos os Estados do Brasil. Entre os trabalhos apresentados estão soluções criativas para combater problemas atuais como o Aedes aegypti, propostas focadas em sustentabilidade e saúde, dispositivos que facilitam o dia a dia de quem vive conectado e outras invenções.

Os jovens terão seus projetos avaliados e aqueles que receberem as melhores classificações ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágio, e concorrerão a 70 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e a uma das vagas (nove projetos, máximo 15 estudantes) para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio deste ano, em Los Angeles (EUA).

Nesta edição, além da tradicional mostra de projetos científicos, a feira receberá o primeiro Festival de Inovação e Criatividade (FIC), que contará com uma mostra interativa, palestras, oficinas para educadores e um calendário de atividades “mão na massa” que acontecerão na cidade de São Paulo. Assim como na feira, a visitação às atividades do FIC é gratuita, entretanto, para participar das oficinas, é necessária a inscrição prévia.

Serviço

A mostra pública de projetos da Febrace 2017 será realizada entre 21 e 23 de março, e aberta ao público em geral das 14 às 19 horas, em uma tenda instalada no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária).

A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelos sites www.febrace.org.br e ficmaker.org.br.