Entrevista com o escritor Luís Cosme Pinto é o destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (15/2)

Com 28 crônicas, o livro “Birinaites, Catiripapos e Borogodó” retrata a vida urbana, além de explorar a carreira de jornalista do autor

15/02/2024 - Publicado há 5 meses
Luis Cosme Pinto – Crédito: Bruno Eliezer
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira (15/2) traz como destaque entrevista com o escritor Luís Cosme Pinto, autor do livro Birinaites, Catiripapos e Borogodó. Com 28 crônicas, o livro retrata a vida urbana com sensibilidade e bom humor, explorando sua carreira no jornalismo e seu dia a dia na cidade de São Paulo.

O Express Cultura desta quinta-feira também traz dicas de artes. A primeira delas é a exposição fotográfica O Céu e a Cidade: Um Diálogo de Cores e Artes, no Museu Casa de Portinari, em Brodowski. A entrada é gratuita, e fica no Galpão das Artes, na Rua João Brisotti, 128, no centro de Brodowski, com horário de funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 29 de fevereiro.

O Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp) está com quatro exposições até o dia 2 de março: Aprender a Contar Histórias, de Agrippina R. Manhattan; Quando Cheguei Era Noite, de Bruno Alves; Nas Profundezas Negras: Um Respiro de Afeto, de Nathally Faria; e Territórios, da artista Marcia Gardioli. As exposições são gratuitas e abertas ao público, com horário de funcionamento de terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 15h, com exceção de feriados. Mais informações sobre as exposições pelo Instagram: @marpmuseudearte. O Marp fica na Rua Barão do Amazonas, 323, no centro da cidade.

No Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), no campus da USP em Ribeirão Preto, pode ser vista até o dia 29 de fevereiro a exposição Auto Retrato, Alvo Retrato: Processos Presentes. A entrada é gratuita e vai das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O IEA fica no prédio espelhado do Balão Central dentro do campus da USP.

No Teatro Municipal tem o show Donabá, da artista Fonta Konatê, acompanhada da Troupe Djembedon. O repertório inclui composições originais da artista, assim como músicas tradicionais de sua aldeia natal na Guiné Conacri, na África. A apresentação será às 19h30 e tem duração de 60 minutos. A classificação é livre e os ingressos são gratuitos, sendo necessário retirá-los com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. O Municipal fica na Via São Bento, nos Campos Elíseos.

Estão abertas as inscrições para audições do curso Estúdio de Ópera Minaz, um espaço voltado para estudantes de canto e jovens cantores que buscam iniciar sua profissionalização. A atividade é aberta para pessoas a partir de 16 anos, ou que vão completar 16 anos em 2024. Serão disponibilizadas 20 vagas para cantores, com os selecionados recebendo uma bolsa de estudos para aulas gratuitas de percepção corporal, prática de repertório, teoria musical e mais cinco modalidades. As inscrições para as audições, que serão do dia 17 ao dia 24 de fevereiro, são gratuitas e devem ser feitas pelo link disponível no Instagram @ciaminaz.

Já no Sesc tem a atividade Caricaturando o Esporte, que busca unir arte e esporte através do humor. A iniciativa convida os participantes a escolherem seu esporte favorito e posarem para uma caricatura. A atividade tem um limite de 120 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada. O evento gratuito será na área de convivência do Sesc, na Rua Tibiriçá, 50, às 15h na sexta-feira, e às 10h, no sábado.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.