Uma escola de negócios que faz diferença para São Paulo e para o País

Por Fabio Augusto Reis Gomes e Marcelo Sanches Pagliarussi, diretor e vice-diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP

 11/03/2024 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 01/04/2024 às 16:58

Fabio Augusto Reis Gomes – Foto: Reprodução/Assessoria FEA-RP
Marcelo Sanches Pagliarussi – Foto: Reprodução/Assessoria FEA-RP

 

Ao longo de pouco mais de três décadas, a comunidade que forma a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) muito se orgulha de sua trajetória e dos vínculos criados com a sociedade. Ao desempenhar as três funções centrais da Universidade – ensino, pesquisa e extensão – a FEA-RP consolidou-se como uma das principais faculdades de negócios do Brasil.

Além disso, estabelecemos laços que alcançam uma rede de instituições parceiras em âmbito global. O esforço empreendido por docentes, discentes, servidores técnico-administrativos fez com que a FEA-RP deixasse a sua marca na sociedade, mesmo sendo uma faculdade relativamente nova da USP. Tal esforço também nos traz a sensação de estarmos cumprindo nossa missão e nos dá plena convicção do valor da nossa contrapartida ao investimento de mais de 90 anos da sociedade paulista na USP. Ajudamos a formar pessoas, a produzir conhecimento e a desenvolver práticas de negócios nas mais diferentes áreas da Administração, Economia, Contabilidade e Finanças.

Para citar apenas alguns exemplos, os resultados de estudos realizados no âmbito da FEA-RP têm fomentado o debate público no Brasil, por meio da contribuição, por exemplo, em temas diretamente associados ao desenvolvimento econômico, como educação e reformas estruturais, além das temáticas de gestão, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. Além disso, ao se dispor a responder a demandas específicas trazidas pela sociedade, a FEA-RP contribui para a implementação de políticas públicas locais, regionais e até mesmo em âmbito nacional.

Neste sentido, destacamos a atuação da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) da FEA-RP junto à área de saneamento, a partir de diversas ações, principalmente na melhoria de editais de processos licitatórios em parcerias público-privadas. Sua atuação nos últimos anos tem sido imprescindível para melhorar a eficiência e aumentar a oferta dos serviços públicos nessa área, buscando sempre atender aos desejos da sociedade e atingir níveis mais elevados no que se refere ao abastecimento de água e esgoto tratado em todo o Brasil.

Em vez de listar os inúmeros projetos desenvolvidos por docentes e alunos da FEA-RP em seus mais de 31 anos de existência, preferimos destacar que eles fazem parte de programas de ação que impactaram de maneira positiva nossa sociedade. Alguns desses projetos são desenvolvidos por grupos de pesquisa coordenados por nossos docentes, enquanto outros constituem atividades de extensão, com grande parte deles sendo promovida por entidades estudantis, como o Clube de Mercado Financeiro, antigo projeto Pé de Meia, que leva educação orçamentária para alunos das redes públicas de ensino municipal e estadual, para o meio empresarial e ao público adulto, além de atendimentos individuais para pessoas que necessitam organizar suas situações financeiras.

Também voltado às finanças pessoais, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) constitui, por exemplo, uma atividade de extensão que resulta de um acordo de cooperação técnica entre a FEA-RP e a Delegacia da Receita Federal de Ribeirão Preto. Por meio dele, desde 2017, alunos de graduação de Ciências Contábeis auxiliam as pessoas com dúvidas sobre o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda e com a inscrição e informações gerais sobre o Microempreendedor Individual (MEI), disseminando assim conhecimentos que beneficiam diretamente a comunidade e promovem a cidadania.

Outra importante contribuição para a sociedade tem sido oferecida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) da FEA-RP. Nos últimos 12 anos, o Lepes tem se dedicado em promover estudos de larga escala que visam buscar soluções para cinco grandes desafios de política social: Primeira Infância, Desenvolvimento Integral, Gestão Educacional, Transição Escola-Trabalho e Violência e Criminalidade.

Embora orgulhosa de suas conquistas até o presente, a FEA-RP mantém sua visão e foco no futuro. Assim, a faculdade vem investindo maciçamente em tecnologia para apoiar a pesquisa e o ensino em sala de aula, possibilitando o oferecimento de aulas mais dinâmicas que atendam ao novo perfil discente da USP. Além disso, a preocupação com o futuro motivou a criação, em 2016, do Escritório de Sustentabilidade na FEA-RP, oportunidade em que nossa unidade se tornou signatária do Principles for Responsible Management Education (PRME) da ONU.

A equipe do Escritório de Sustentabilidade tem atuado no fomento à inserção de temas de formação de gestores responsáveis em disciplinas oferecidas na faculdade, bem como promovendo ações locais de capacitação, como o Projeto de Alfabetização Climática no município de Ribeirão Preto, que tem como objetivo capacitar professores de escolas públicas como agentes multiplicadores da alfabetização climática.

No mesmo ano, a FEA-RP criou o Escritório de Relações Empresariais, visando reforçar a conexão da faculdade com o ambiente empresarial por meio do estabelecimento de parcerias estratégicas com empresas, que propiciam um intercâmbio de conhecimentos benéfico tanto para a comunidade acadêmica quanto para a empresarial. Paralelamente, temáticas como empreendedorismo e inovação ganharam importância ao longo do tempo e deixaram de ser apenas conteúdos disciplinares. Esse reconhecimento motivou a idealização e a construção do Teias – Empreendedorismo e Inovação, um espaço dotado de salas multifuncionais e de reuniões, espaços colaborativos de trabalho, cabines individuais, laboratório maker de prototipagem destinado à promoção de atividades voltadas à inspiração, sensibilização, capacitação e direcionamento de empreendedores. O Teias tem sido usado como um importante polo de aglutinação de pessoas com diferentes saberes, oriundas das diferentes faculdades e unidades que compõem o campus da USP em Ribeirão Preto, em conjunto com profissionais do mercado.

Essas são apenas algumas das muitas realizações da FEA-RP em prol do cumprimento de sua missão de ser uma unidade de excelência e inovação em ensino, pesquisa e extensão nas suas áreas de atuação. A busca contínua pela distinção acadêmica é a base para o cumprimento de nossa missão. Essa busca tem nos impulsionado a realizar pesquisas de ponta e modernizar nossos cursos de graduação e de pós-graduação, de modo que possamos contribuir para as soluções dos problemas que a sociedade enfrenta, tanto por meio da formação de quadros capacitados quanto por meio da pesquisa. Nosso compromisso com os mais altos padrões renova-se nesse momento tão marcante em que a USP completa seus 90 anos.

Parabéns, USP!

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.