USP sedia maratona de edição de verbetes da Wikipédia

No dia 13 de março, evento reunirá pesquisadores para atualizar tópicos em português sobre matemática e neurociência

07/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 13:48
Pesquisadores se reúnem para aprimorar difusão científica através do Wikipédia - Foto: Steven Walling via Wikimedia Commons
Pesquisadores se reúnem para aprimorar difusão científica por meio da Wikipédia – Foto: Steven Walling via Wikimedia Commons

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), sediado na da USP, e o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil organizam, no dia 13 de março, um dia inteiro dedicado ao uso educacional da Wikipédia. Às 10 horas, será realizada a palestra O uso da Wikipédia na educação, com LiAnna Davis, da Fundação Wiki Education. E, às 14 horas, ocorre uma maratona de edição na Wikipédia sobre neurociência e matemática.

A palestra sobre o uso educacional da Wikipédia pretende desmistificar a enciclopédia eletrônica e mostrar seus usos potenciais no ambiente escolar e universitário. A Fundação Wiki Education organiza uma iniciativa de melhoria do conteúdo nos projetos Wikimedia em inglês, conhecida como o Ano da Ciência na Wikipédia, em que professores e alunos de centenas de universidades se unem para aperfeiçoar os verbetes sobre temas de ciência.

A palestra de LiAnna Davis é aberta a toda a comunidade, mesmo àqueles que não participarão da maratona. O local da apresentação é o Auditório Professor Oswaldo Fadigas Fontes Torres, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), localizado na Av. Professor Luciano Gualberto, 71, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo.

Maratona

Ainda no dia 13, às 14 horas, ocorre a maratona de edição, também conhecida como Editatona, na qual alunos, pesquisadores e pessoas ligadas ao NeuroMat vão unir esforços para aprimorar verbetes em português sobre neurociência e matemática.

A Editatona será no Laboratório de Computação do NeuroMat, localizado no Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. O endereço é Av. Professor Luciano Gualberto, 1.171, Cidade Universitária, São Paulo.

A terceira Maratona de Edição Neurociência e Matemática será precedida por palestra e treinamento de curta duração para a utilização das plataformas abertas, especialmente a Wikipédia, em difusão científica.

A maratona conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Serão emitidos certificados de participação. Mais informações sobre o evento neste link.

Avanços na Wikipédia

Além de um dos dez sites mais visitados do mundo, segundo a comScore Networks Inc, uma pesquisa da University of British Columbia, de 2015, revelou que a Wikipédia é ainda uma fonte mais popular para pesquisas relacionadas à saúde do que o NIH – Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Contendo mais de 25 mil artigos sobre medicina, a Wikipédia vai deixando de ser uma ferramenta de pesquisa apenas de pacientes, mas fonte de informação para profissionais de saúde.

Aqui no Brasil, o esforço da equipe do NeuroMat tem ajudado a tornar a Wikipédia uma referência em matemática e probabilidade. Em um de seus mais recentes projetos, o Matemática Falada, o NeuroMat está criando e editando diversos verbetes na enciclopédia como uma forma de difusão científica e alfabetização matemática. Em alguns desses verbetes, como na Lei dos Grandes Números, o NeuroMat deixa disponível uma ajuda com áudio, onde o verbete pode ser ouvido, incluindo a descrição dos teoremas.

Mais informações: site goo.gl/pmzzkq

Com informações do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e NeuroMat