Simpósio internacional discute os benefícios do exercício na reabilitação do câncer de mama

Com atividades no Centro de Práticas Esportivas da USP, nos dias 6 e 7 de outubro, evento tem o objetivo de discutir o efeito do exercício físico no câncer, dos mecanismos moleculares à pesquisa clínica

 04/10/2023 - Publicado há 10 meses
Programa Remama, criado para melhorar qualidade de vida de pacientes que passaram por quimioterapia, completa 10 anos – Foto: Gilberto Marques/Portal do Governo

.
O  Programa Remama foi criado em 2013 para atender pacientes do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) durante a fase de remissão do câncer de mama, na etapa de reabilitação, após tratamentos como quimioterapia e cirurgia, visando a melhorar a qualidade de vida e a autoestima das participantes. Para celebrar os 10 anos de existência do projeto, nos dias 6 e 7 de outubro ocorrerão o Simpósio Internacional de Exercício e Câncer e o 3º Festival Paulista de Remadoras Rosas, proporcionando um ambiente de diálogo sobre câncer e exercício físico. 

O Remama é realizado por meio de parceria entre Icesp, Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) e Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, e atua por intermédio do Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular do Exercício, coordenado pela docente Patrícia Chakur Brum. Atualmente, o projeto promove treinamento em canoagem a 42 participantes. Para além dos benefícios às participantes, o Remama também fornece informações para estudos que exploram diferentes aspectos relacionados ao câncer de mama e sua interface com o exercício físico. O mestrando Raphael Ferreira de Paiva Barreto explica na página do programa que o tratamento médico, especialmente a quimioterapia, pode deixar sequelas devido a sua cardiotoxicidade e neurotoxicidade, inclusive na saúde mental das pacientes. “O exercício físico pode ser uma importante ferramenta para auxiliar no processo de reabilitação”, garante. 

Simpósio científico 

A programação está dividida em mesas de debates, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais. No dia 6 de outubro, o simpósio reúne palestras expositivas on-line e presenciais na EEFE. As atividades acontecerão de maneira simultânea no Auditório Prof. José Geraldo Massucato – Bloco A e no Auditório Profa. Maria Augusta Peduti Dal’Molin Kiss – Bloco B. Serão abordados temas relacionados aos benefícios de um programa de exercícios para pacientes com câncer, sob o ponto de vista de mecanismos moleculares básicos e aspectos clínicos, além das particularidades da realização de exercícios físicos no cuidado ao paciente oncológico e compartilhamento de experiências e estratégias. No Auditório A o evento é exclusivamente on-line e dirigido a pesquisadores e profissionais interessados na temática; no Auditório B o evento é presencial e voltado a profissionais envolvidos na assistência à saúde e comunidade/remadoras. 

Entre as palestras estão temas como Impacto do exercício nas funções das células T no microambiente tumoral, com Vanessa Voltarelli (Universidade de Harvard); Metabolismo de Heme e câncer, com Rodrigo W. Alves de Souza (Universidade de Harvard); e Exercícios e o sistema imune em pacientes com câncer, com James E. Turner (Universidade Birminghan). Haverá ainda lançamento do livro Mar de Rosas”: a beleza em meio à turbulência advinda do câncer de mama (“Sea of roses”: the beauty within the turbulence brought by breast cancer), com apresentação da médica Christina May Moran de Brito. 

Já no sábado, dia 7 de outubro, as atividades acontecerão na Raia Olímpica de Remo e Canoagem da USP. No período da manhã, será promovida troca de experiências entre as equipes de Remadoras Rosas e serão apresentados protocolos de exercícios e conceitos técnicos. À tarde, serão realizadas as provas de remadas recreativas e competitivas em Dragon Boat e Canoas OC6. 

As atividades expositivas on-line serão gratuitas, enquanto que para as atividades presenciais haverá taxa de inscrição. A Comunidade EEFE estará isenta de taxa de inscrição, disponível neste link.

Confira a programação completa clicando aqui e mais informações no site do evento. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.