Caminho alternativo para as Índias: diálogo e uma nova forma de enxergar os países asiáticos

Com presença de pesquisadora em feminismos asiáticos, encontro discute raça, sexualidade e pertencimento a partir de uma ótica não ocidental

 15/08/2023 - Publicado há 11 meses
Capa do livro “Vivências Asiático-Brasileiras: Raça, Identidade e Gênero” – Foto: Reprodução

 

Na próxima quinta-feira, 17, às 14h30, o Centro Intercultural Internacional da USP promove uma conversa aberta ao público sobre culturas asiáticas. Não é preciso realizar inscrições e a entrada é gratuita. O evento ocorre no India Corner, um dos espaços que integram o Centro Intercultural Internacional da USP. Dedicado à divulgação da cultura indiana, o local também apresenta informações sobre intercâmbio e pesquisa no país.

+ Mais

Com eventos culturais e acadêmicos, corners da USP incentivam mobilidade internacional dos estudantes

A palestra intitulada “Vivências asiático-brasileiras: raça, identidade e gênero” abordará temas fundamentais para compreender a intersecção entre as culturas asiáticas e brasileiras, e a importância da discussão sobre raça, identidade e gênero neste contexto. 

Quem estará presente na conversa será Juily Manghirmalani, psicóloga e pesquisadora sobre feminismos asiáticos e produção cultural na Índia. Ela também é autora do livro “Vivências Asiático-Brasileiras: Raça, Identidade e Gênero”, que recentemente foi lançado pela Editora Mandaçaia. 

Juily Manghirmalani – Foto: Linkedin

Maranhense, Juily é articulista do Elástica, mídia independente pautada em expandir movimentos periféricos, lutas sociais e expressões regionais sob a ótica da divulgação cultural. Alguns de seus artigos discutem sexualidade, contradições, mitos e interesses políticos, que pautam a maneira como a Índia lida com assuntos como a homossexualidade e o prazer feminino. 

A obra discute, a partir de uma visão crítica, os processos de construção da noção de raça e suas implicações no contexto político, social e identitário brasileiro. Além disso, o livro traça um panorama sobre as migrações dos povos asiáticos e os desafios vivenciados pelos imigrantes e seus descendentes, abordando questões como identidade cultural, autorreconhecimento, conflitos geracionais e construção de mitos. 

Com base em sua própria vivência na fundação e participação em coletivos feministas asiáticos, a autora ressalta a importância dos encontros, da solidariedade antirracista e da autoestima racial, além de apresentar artistas, ativistas, pesquisadoras e pesquisadores que contribuem para a construção do debate contemporâneo e formação do pensamento crítico sobre a Índia.

Serviço

Quando | 17 de agosto de 2023, às 14h30
Onde | India Corner – Centro Intercultural Internacional da USP
Quanto | Grátis


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.