Centro de capacitação em saúde do obeso da USP recebe homenagem da Câmara Municipal de Bauru

Homenagem se deu pela importância das atividades de extensão realizadas pelo Centro Avançado Translacional do Obeso, que oferece atendimento especializado na região de Bauru

 30/05/2023 - Publicado há 1 ano
Centro se destaca em estudo e capacitação para atendimento ao obeso na região de Bauru – Foto: Divulgação/FOB USP

.
O Centro Avançado Translacional do Obeso (Cato) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP recebeu uma Moção de Aplauso outorgada pela Câmara Municipal de Bauru no dia 22 de maio. A honraria se dá pela importância das atividades de extensão realizadas pelo centro, que oferece para a sociedade local atendimento especializado ao obeso, aliando estratégias de ensino, extensão, pesquisa e inovação tecnológica.

Para a professora Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres, coordenadora do Cato, a moção demonstra o reconhecimento da sociedade bauruense ao trabalho realizado pela faculdade em prol da saúde pública, uma vez que a moção é uma forma de reconhecer o mérito de pessoas, grupos e instituições por ações, exemplos, projetos, conquistas, trabalhos realizados, os quais merecem ser destacados. “Esta Moção de Aplauso demonstra a contribuição de toda a equipe constituída por médicos, cirurgiões-dentistas, psicóloga, nutricionistas, fonoaudiólogas, entre outros, que vem proporcionando melhoria na qualidade de vida da população”, destaca.

Sílvia explica que a humanidade vem apresentando aumento na quantidade de indivíduos com a doença da obesidade, com estimativa que mais de 88% da população brasileira terá sobrepeso ou obesidade em 2060. “Esse aumento tem trazido à sociedade cidadãos com diversas comorbidades, algo que tende a prejudicar e comprometer o desenvolvimento humano, afetando as relações humanas de uma forma ampla, quer na esfera social ou na profissional.”

Ela também faz uma alerta sobre a presença da obesidade, aliada ao estilo de vida sedentário, como fator de risco para o aumento na prevalência de hipertensão, doenças cardiovasculares e diabete. “Existe interesse crescente no entendimento da relação entre condições sistêmicas e bucais em indivíduos obesos.”

Avanços proporcionados

Os avanços proporcionados pelo centro incluem, no campo da pesquisa, a internacionalização, por meio da integração de pesquisadores, docentes e discentes, com interesse na doença da obesidade e suas comorbidades nos ciclos de vida, desde a gestante ao idoso. Além disso, captação de fomento para realização de pesquisas em parcerias nacional e internacional, com a participação de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Na área de ensino, o Cato oferece disciplinas optativas para graduação e disciplinas de pós-graduação, onde o estudante irá diagnosticar, avaliar e tratar o indivíduo obeso oferecendo atenção integral à saúde. Outra vertente se pauta em receber estudantes de universidades nacionais e internacionais para cursarem disciplinas no Centro Avançado Translacional.

Com relação à extensão, o centro vem contribuindo com o município de Bauru diretamente, oferecendo suporte aos atendimentos clínicos de obesos e indiretamente a outras regiões brasileiras, pelo sistema de referência e contrarreferência do SUS. Destaca-se o impacto positivo a ser gerado ao Sistema Público de Saúde, que conta com especialistas em diferentes áreas, desde as questões básicas até as clínicas, que oferecerem o conhecimento especializado no atendimento do paciente obeso, trazendo valor agregado à instituição de ensino como também para sociedade.

Quanto à inovação tecnológica, existem produtos e equipamentos que estão em desenvolvimento, levando valor aos professores que podem atuar de forma integrada com parceiros empreendedores. A FOB está presente em mais uma frente de pesquisa com a possibilidade de promover parcerias.

+ Mais

USP em Bauru inaugura centro avançado de estudo voltado à obesidade

A coordenadora lembra a necessidade na atenção do obeso e as dificuldades enfrentadas pelo indivíduo obeso, por não conseguir mudar essa situação, vivendo o sobe e desce do peso, dificuldade em realizar algumas atividades físicas e sociais, podendo ter morte e incapacidade prematura, além de não ter qualidade de vida.

A Moção de Aplauso foi apresentada pelo vereador Luiz Eduardo Penteado Borgo, em dezembro de 2022, e aprovada por unanimidade pelos membros da Câmara Municipal de Bauru.

.

Texto adaptado de Luís Victorelli, da Assessoria de Comunicação da USP de Bauru


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.