Nova direção da FFLCH toma posse no dia 13 de dezembro

Os professores Maria Arminda do Nascimento Arruda e Paulo Martins tomam posse oficialmente como diretora e vice-diretor, respectivamente, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), em cerimônia que será realizada na Sala do Conselho Universitário.

07/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 10/05/2017 as 10:38
Diretora

No dia 13 de dezembro, terça-feira, às 16h, os professores Maria Arminda do Nascimento Arruda e Paulo Martins tomam posse oficialmente como diretora e vice-diretor, respectivamente, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

A cerimônia de posse será realizada na Sala do Conselho Universitário, na Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

A nova gestão tem como objetivo incrementar a política acadêmica da Faculdade com intuito de afirmar o significado científico, cultural e intelectual tanto no âmbito da Universidade quanto no cenário nacional. Para isso, desenvolverá um conjunto de ações voltadas à formação dos estudantes nas diversas habilitações que a Faculdade possui, incrementará a área da extensão universitária para o desenvolvimento de ações sociais; oferecerá apoio irrestrito à área da pesquisa; e fortalecerá a pós-graduação.

Maria Arminda é graduada em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Sociologia, todos pela USP. Desde 2005, é professora titular do Departamento de Sociologia. Dedica-se aos estudos da sociologia cultural, com ênfase em literatura, artes, pensamento social, história intelectual e meios de comunicação de massa.

A docente foi pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, no período de 2010 a 2016. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, de 1991 a 1996; representante da área de Sociologia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 1997 a 2001; secretária Executiva da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), de 2005 a 2008, da qual é, atualmente, membro do Comitê Institucional; e chefe do Departamento de Sociologia, de 2005 a 2008.

Vice_0
Paulo Martins atua nas áreas das Letras Clássicas, com ênfase nos seguintes temas: Elegia Clássica (greco-latina) e Retórica e Poética da Imagem Verbal e Não-verbal na Antiguidade Clássica

Paulo Martins tem graduação em Letras Clássicas (Grego e Latim), mestrado e doutorado em Letras Clássicas também pela USP. Atua nas áreas das Letras Clássicas, com ênfase nos seguintes temas: Elegia Clássica (greco-latina) e Retórica e Poética da Imagem Verbal e Não-verbal na Antiguidade Clássica.

O vice-diretor foi professor de Língua e Literatura Latina em diversas universidades particulares de São Paulo e na Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Assis, além de ter sido professor de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio em colégios de São Paulo.

É docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH desde 2001. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), de 2010 a 2011, na qual atualmente é presidente; e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da USP, de 2009 a 2011.

(Fotos: Ernani Coimbra)