O “Express Cultura” desta quinta-feira tem entrevista com o grupo Mamulengo Água de Cacimba

Mariana Accioli e Allan de Freitas falam sobre o espetáculo “A Flor do Mamulengo”

 24/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por
A Flor do Mamulengo – Foto: Rogério Alves
Logo da Rádio USP

O destaque do Express Cultura desta quinta-feira é a entrevista com o grupo Mamulengo Água de Cacimba. Na entrevista, o grupo, composto pelos artistas Mariana Acioli e Allan de Freitas, conta mais sobre o espetáculo A Flor do Mamulengo, em cartaz neste domingo, 27/11, às 16 horas, no Teatro no Campus da USP em Ribeirão Preto. Mamulengo é um tipo de teatro de bonecos popular do Nordeste. A apresentação terá entrada gratuita, com uso obrigatório de máscaras. 

Que tal assistir ao jogo do Brasil com torcida e música ao vivo? Nesta quinta-feira, 24/11, a partir das 14 horas, a Arena Eurobike promove o Ginga Ribeirão 2022, projeto que reúne a torcida brasileira para curtir os jogos da seleção e shows ao vivo. O evento vai ocorrer em todas as partidas do Brasil. Hoje, o som fica por conta do cantor Dilsinho, que se apresenta logo após o apito final. Os ingressos podem ser adquiridos on-line. Ainda nesta quinta-feira, às 20 horas, tem apresentação da banda marcial Top Gui da Escola Estadual Jovem Felipe GUI Rocha, no Teatro do Campus da USP. A banda, composta de 40 pessoas, tem um repertório eclético indo de Johann Strauss até Benito de Paula, passando por Chico Buarque e Jhosep Maurice Ravel. A entrada é gratuita.

A Biblioteca do Sesc de Ribeirão Preto, Rua Tibiriçá, 50, no centro da cidade, é palco da intervenção cultural Além da Poesia, do escritor Hugo Paz, que acontece também nesta quinta-feira, às 20 horas, com entrada livre e gratuita. Composta de textos autorais voltados para a cultura das periferias e poemas de cunho social e político, a intervenção fala sobre a luta e a cultura do negro no Brasil. A apresentação une musicalidade, expressividade e oralidade para reflexão sobre a sociedade.

Estão abertas as inscrições para a oficina Um Celular Na Mão E Uma Ideia Na Cabeça, com a diretora de Fotografia Carine Wallauer. O objetivo é trazer um primeiro contato ao audiovisual através de um veículo acessível, o celular. A oficina é dividida em três aulas, duas on-line, nos dias 29 e 30 de novembro, e uma presencial, no dia 3 de dezembro, na sede da Fundação do Livro e Leitura, Rua Prof. Mariano Siqueira, 81 – Jardim América. O público-alvo da oficina são jovens de 15 a 18 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de um formulário disponível no Instagram

Em comemoração aos seus 70 anos, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP presta homenagem póstuma a Ronaldo Campanini. Funcionário da faculdade por mais de 40 anos, Campanini também era fotógrafo nas horas vagas, um hobby que o levou a registrar detalhes da unidade, que agora se transformam em homenagem. A exposição FMRP sob o olhar de Ronaldo Campanini tem curadoria do professor Roberto do Nascimento Silva e pode ser visitada até dia 31 de janeiro de 2023 no saguão do Prédio Central da faculdade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana, e Laura Oliveira e Vinícius Botelho, estagiários.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.