Praça do Relógio e Reitoria - Foto Cecília Bastos/USP Imagens

USP é a latino-americana mais bem classificada no ranking da Times Higher Education

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade foi classificada no grupo entre 201-250

 11/10/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/10/2022 as 12:26

Texto: Erika Yamamoto

Arte: Adrielly Kilryann

A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o World University Rankings da consultoria britânica Times Higher Education (THE). O ranking foi divulgado hoje, dia 11 de outubro, durante o THE World Summit 2022, que acontece entre os dias 10 e 12 de outubro.

Classificada pelo terceiro ano consecutivo no grupo de 201-250, a USP se iguala a instituições como a Universidade de Waterloo (Canadá), Universidade de Surrey (Reino Unido), Universidade da Coreia (Coreia) e Universidade de Tel Aviv (Israel). Das cinco categorias de indicadores, a USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: pesquisa (74ª posição) e ensino (88ª posição).

No topo da lista está a Universidade de Oxford, seguida pela Universidade Harvard, em segundo, e pelas Universidades de Cambridge e Stanford, empatadas na terceira colocação. Das dez primeiras posições, sete são de instituições norte-americanas.

Ao todo, o Brasil tem 62 instituições classificadas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, no grupo entre 401-500.

Em sua 19ª edição, o ranking avaliou cerca de 1.800 instituições de ensino superior de 104 países. A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

Foto: Reprodução

Times Higher Education

A USP também se destaca em outros rankings divulgados, neste ano, pela consultoria Times Higher Education. No THE Latin America University, um ranking dedicado apenas às instituições da América Latina, a USP ficou na 2ª posição, sendo a brasileira mais bem classificada.

Já no THE University Impact, a USP ficou na 62ª posição, empatada com a University College Cork (Irlanda). O ranking avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

THE World University Ranking 2023
University of OxfordReino Unido
Harvard UniversityEstados Unidos
University of CambridgeReino Unido
Stanford UniversityEstados Unidos
Massachusetts Institute of TechnologyEstados Unidos
California Institute of TechnologyEstados Unidos
Princeton UniversityEstados Unidos
University of California, BerkeleyEstados Unidos
Yale UniversityEstados Unidos
10ºImperial College LondonReino Unido
201-250Universidade de São Paulo (USP)Brasil
401-500Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)Brasil

+ Mais

USP é a 62ª universidade mais comprometida com objetivos sustentáveis do mundo

+ Mais

USP é a universidade brasileira mais bem colocada no ranking latino-americano da Times Higher Education


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.