Cursos sobre gênero e feminismos ministrados na USP dão origem a e-book gratuito

Publicação reúne contribuição de pesquisadores que atuam em diferentes áreas na Universidade, e visa a ampliar discussões sobre os temas

10/10/2022 - Publicado há 2 anos
Obra resulta da primeira edição do curso Gênero e Feminismos: Reprodução – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências e Humanas (FFLCH) da USP

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de lançar um e-book gratuito intitulado Dossiê – Gênero e Feminismos na FFLCH. A obra pode ser acessada on-line e foi construída a partir da primeira edição do curso Gênero e Feminismos, que ocorreu de outubro a dezembro de 2020.

A Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da FFLCH, ofereceu ao todo 11 cursos on-line, com 280 vagas gratuitas disponibilizadas. Os cursos promoveram uma ampliação das discussões acerca do tema, estimulando a compreensão do conceito de gênero, das perspectivas feministas e das relações entre ambos em campos variados do saber.

Na introdução do e-book, as autoras chamam atenção para a recorrência das palavras gênero e feminismo nos debates públicos atuais, e afirmam que a obra busca debater teorias, experiências históricas, processos e dinâmicas sociais. Além disso, a publicação defende que embora as palavras gênero e feminismo sejam muitas vezes vistas como indissociáveis, não se pode dizer que são rigorosamente a mesma coisa.

Dividido em dez capítulos, o dossiê aborda temas amplos desde os primeiros capítulos, que se dedicam a uma abordagem mais teórica, passando por áreas como filosofia política, história e antropologia. A partir da metade da obra, outros temas são abordados, como análises geográficas, questões raciais, representação política e artes.

Para a composição do e-book, cerca de 30 pesquisadoras e pesquisadores —ministrantes dos cursos— escreveram textos autorais explicando as propostas dos cursos, o apoio teórico que utilizaram como referência e fizeram um balanço da experiência obtida. A organização do dossiê teve a participação de duas ministrantes dos cursos, Larissa Nadai e Marília Ariza, e do chefe do Serviço de Cultura e Extensão Universitária, Danilo Ferreira.

A diagramação da obra foi realizada com apoio do Programa de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que tem o intuito de financiar iniciativas voltadas à extensão universitária por meio da aplicação, difusão de conhecimentos ou iniciativas culturais produzidas na Universidade, em ações voltadas para a interação com a sociedade de modo geral.

Saiba mais: