Faculdade de Medicina da USP lança nova marca para celebrar aniversário de 110 anos

Instituição celebra a data considerando atuação durante enfrentamento à pandemia da covid-19 e momento de crise internacional

07/07/2022 - Publicado há 2 anos
Marca comemorativa dos 110 anos da Faculdade de Medicina da USP – Foto: Divulgação/FMUSP

.
Em 2022, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) completará 110 anos de trajetória no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão universitária, pautados pelo pioneirismo e excelência. Para divulgar e comemorar a data, celebrada oficialmente em 19 de dezembro, a instituição lançou uma nova marca exclusiva de aniversário, que será aplicada em todos os seus materiais de comunicação visual ao longo do ano.

Segundo o professor André Mota, do Departamento de Medicina Preventiva e Coordenador do Museu Histórico da faculdade, o novo aniversário possui “grande significância, pois mostra a faculdade em um momento especial”. Além de ressaltar o aumento da diversidade no corpo estudantil e a manutenção da instituição como espaço democrático, ele menciona o papel da FMUSP e do Hospital das Clínicas durante a pandemia da covid-19.

“A faculdade soube enfrentar com muito empenho, qualidade e tecnologia um momento de crise internacional”, diz o professor. “A maneira como a FMUSP ajudou e vem ajudando o Brasil a enfrentar a pandemia, para mim, talvez seja a grande marca histórica desses 110 anos.”

Fundada com o nome de Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo por Arnaldo Vieira de Carvalho (1867-1920), a faculdade é, ainda hoje, chamada de a “Casa de Arnaldo” por seus alunos e ex-alunos. Em 1925, ela teve seu nome alterado para Faculdade de Medicina de São Paulo e, em 1934, foi incorporada à recém-criada Universidade de São Paulo (USP), passando a ter sua atual designação (FMUSP). Essa integração ocorreu oficialmente no dia 25 de janeiro de 1934, através do decreto 6.283.

A FMUSP oferece cinco cursos de graduação: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e agora o mais novo curso de Física Médica, uma parceria entre a FMUSP e o Instituto de Física (IF) da USP.  A faculdade conta com aproximadamente 1.400 alunos na graduação, mais de 1.000 colaboradores, sendo 368 professores; 2.000 alunos na pós-graduação e 1.600 residentes. A média é de 2.500 artigos científicos publicados por ano. Possui o maior hospital da América Latina – o Hospital das Clínicas, com mais de 1 milhão de consultas ambulatoriais por ano, mais 232 mil atendimentos de urgências e emergências por ano, e mais de 50 mil cirurgias por ano.

Os 110 anos seguem como referência o decreto de criação da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo em 1912. O novo símbolo da faculdade também tem no topo da marca a vista frontal do campus Pinheiros, com seus três edifícios principais (Edifício Central ou Casa de Arnaldo, Biblioteca da Faculdade e Teatro).

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da FMUSP