Orquestra Sinfônica da USP se apresenta com o oboísta Alex Klein

Com entrada gratuita, concerto será nesta sexta-feira, dia 8, às 20 horas, na Cidade Universitária, em São Paulo

06/07/2022 - Publicado há 2 anos
Apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com entrada gratuita, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) vai se apresentar nesta sexta-feira, dia 8, às 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. O concerto será regido pelo maestro e oboísta gaúcho Alex Klein, que também será solista. Ele é vencedor do Grammy Awards por sua gravação do Concerto para Oboé, de Richard Strauss, com a Orquestra Sinfônica de Chicago e, atualmente, é solista de oboé da Filarmônica de Calgary, no Canadá.

O maestro Gil Jardim – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A apresentação faz parte de um ciclo de concertos elaborado pela gestão anterior à direção do atual regente da Osusp, o maestro e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Gil Jardim, que também é diretor da Orquestra de Câmara (Ocam) da ECA.

“Mantivemos toda a programação pensada para este segundo semestre, visando à continuidade do trabalho com os artistas convidados. Estou trabalhando em um repertório que apresente sinergia”, comenta Jardim.

José Maurício Nunes Garcia, José Siqueira e Schumann

A primeira música a ser tocada será a Abertura em Ré, do padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), considerado o principal compositor brasileiro do fim do século 18 e início do século 19.

O maestro e oboísta Alex Klein – Foto: Reprodução/Instagram

Na sequência, com participação de Alex Klein como solista de oboé, a orquestra interpretará o Concertino para Oboé e Orquestra de Câmara, de José Siqueira (1907-1985), compositor e maestro paraibano reconhecido internacionalmente.

Para encerrar a noite, será apresentada a Sinfonia nº 1 em Si Bemol Maior, op. 38, a sinfonia mais conhecida do compositor alemão Robert Schumann (1810-1856), inspirada na poesia de Adolf Böttger, poeta e amigo de Schumann. Com esse espetáculo, a Osusp inicia um ciclo de quatro concertos com as sinfonias de Schumann, idealizado por Gil Jardim, marcados para os dias 8 de julho, 6 e 20 de agosto e 24 de setembro, sempre no Anfiteatro Camargo Guarnieri, sede da Osusp.

“Será uma noite de celebração da música clássica tradicional e moderna, mas que também é essencialmente brasileira”, finaliza Gil Jardim.

SERVIÇO

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) acontece nesta sexta-feira, dia 8, às 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Grátis. São obrigatórios o uso de máscara e a comprovação de vacinação contra a covid-19. Recomenda-se a chegada com 30 minutos de antecedência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3000.