Quais os desafios da regulação da comunicação no Brasil? Evento debate nesta quinta

Com transmissão pela internet às 14 horas, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade vai tratar de regulação da mídia e moderação de conteúdos

29/06/2022 - Publicado há 2 anos
Evento debate regulação da mídia e moderação de conteúdos – Foto: 123RF

.
Os desafios e perspectivas da regulação da comunicação no Brasil são tema de um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, nesta quinta-feira, dia 30 de junho, às 14 horas, com transmissão on-line e gratuita neste link.

Participam os professores Ivan Paganotti, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), e Tatiana Stroppa, do Centro Universitário de Bauru (CEUB-ITE), autores das obras Censura, Justiça e Regulação da Mídia na Redemocratização e Plataformas Digitais e Moderação de Conteúdos: por uma regulação democrática.

Os convidados vão abordar as consequências da hegemonia do modelo liberal de regulação no País, como a crença na autorregulação dos meios e a aposta no Poder Judiciário como capaz de resolver conflitos de comunicação. Também vão tratar de temas como a regulação das plataformas digitais e as tensões entre liberdade de expressão, discursos de ódio e censura em um cenário de desordem informacional.

O mediador do evento será Vitor Blotta, integrante do grupo do IEA e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, formado no IEA em 2015, é vinculado ao Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA. Seus pesquisadores atuam com o objetivo de aprofundar a compreensão e o debate acadêmico e público sobre a trajetória das práticas da imprensa, os princípios autorreguladores que a constituíram historicamente e os múltiplos padrões normativos próprios, sociais e estatais que sobre ela incidem.

Acompanhe a transmissão pelo Youtube, no Canal do CJE-ECA-USP em: https://youtu.be/J99-v6tF0Y4

Com informações do IEA-USP