Eugene Polzik fala de física e teletransporte na USP

Cientista mundialmente reconhecido nas áreas de ótica quântica, física atômica e informação quântica participará de evento no dia 31 de outubro

26/10/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 27/10/2016 as 16:49

Responsável pela primeira demonstração de teletransporte quântico incondicional de uma memória quântica para luz e o teletransporte quântico de informação entre luz e matéria, o professor Eugene Polzik estará na USP na próxima segunda-feira, 31 de outubro.

Foto: Ola Jakup Joensen/Niels Bohr Institute
Físico vai falar sobre os experimentos em teletransporte quântico – Foto: Ola Jakup Joensen/Niels Bohr Institute

Cientista mundialmente reconhecido nas áreas de ótica quântica, física atômica e informação quântica, Polzik estará no colóquio Gleb Wataghin, promovido pelo Instituto de Física (IF) da USP, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) dentro do projeto USP Lectures.

O físico já ocupou diversas posições acadêmicas relevantes no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), no The Institute of Photonic Sciences, em Barcelona, na Universidade de Aarhus. Atualmente, é professor no Instituto Niels Bohr e diretor científico do Centro Dinamarquês para Ótica Quântica (Quantop). É expert externo do Comitê Nobel para Física.

O tema do colóquio é Pushing Quantum Limits: teleportation, trajectories without uncertainties and other tricks. A apresentação será a partir das 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP, localizado na Rua do Matão, 1.371, na Cidade Universitária. A palestra será proferida em inglês e não haverá tradução. O evento será transmitido ao vivo pela IPTV USP.

Como atividade associada ao colóquio, neste mesmo dia, o professor Polzik estará disponível para conversar com os estudantes de pós-graduação do IF e demais interessados na temática, no período das 10 às 12 horas, na sala 207 do CTA, na Ala 1 e, à tarde, entre 14 horas e 15h30, na sala 211 (sala de defesas), na Ala 2.