Faculdade de Odontologia de Bauru realiza ação de saúde bucal em escola estadual

Dia 14 de maio, escola estadual de Bauru terá atividades específicas para crianças, adolescentes e adultos

12/05/2016 - Publicado há 8 anos

No dia 14 de maio, a partir das 9h30, um grupo de alunos do curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP realizará uma ação de saúde bucal na Escola Estadual Professora Mercedes Paz Bueno, localizada na Rua Xingu, 7-46, Alto Higienópolis, em Bauru.

A ação é uma atividade do Programa de Educação Tutorial (PET) em Odontologia da FOB. O programa é mantido pelo Ministério da Educação (MEC) e os grupos desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando melhorar o curso de graduação em que são inseridos, bem como aproximar a instituição de ensino superior da comunidade externa. O PET é composto por 12 alunos bolsistas, porém, atualmente conta com 15 alunos, sendo três não bolsistas/voluntários.

Linda Wang, professora da disciplina de Dentística da FOB e tutora do PET Odontologia, conta que a ação será realizada pela segunda vez em parceria com a direção da escola no Programa Escola da Família, mantido pela Secretaria de Estado da Educação.

A professora esclarece que a proposta da ação do PET em Odontologia é interagir com a sociedade, visando a ampliar o conhecimento de cuidados simples, porém básicos, que podem levar a população a minimizar as chances de ser acometida por cáries e outras lesões bucais.

A ação tem como público-alvo a população em geral, independente de ser aluno ou os seus pais; com isso qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre a saúde bucal poderá participar.

Para os adultos, será feita orientação de cuidados de prevenção, tanto em relação à higiene bucal quanto à avaliação de sinais de lesões em tecidos moles, como língua, gengiva, assoalho de boca, céu da boca e bochecha. Também serão respondidas dúvidas dos pais em relação aos cuidados bucais com crianças.

Os adolescentes participarão de uma dinâmica em forma de gincana com temas relacionados a esse público: além da higiene bucal, cuidados quanto a traumas, entre outros assuntos.

As crianças participarão de jogos como amarelinha, jogo da memória, orientação em relação aos fatores que levam à doença cárie e como preveni-la.

Além das atividades separadas em grupos por idade, serão realizados sorteios de brindes aos participantes.

Mais informações: site  http://web.fob.usp.br/pet/odonto/, Facebook https://www.facebook.com/PetOdontologiaFobUsp