Campus de Ribeirão participa da Semana de Prevenção ao AVC

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto integra a campanha nacional de conscientização para combate ao AVC

19/10/2016 - Publicado há 8 anos

De 22 a 28 de outubro, a Rede Brasil AVC promove a Campanha Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é comemorado mundialmente no dia 29 de outubro. Este ano o tema é Conheça os fatos: AVC tem tratamento: vidas podem ser melhoradas com mais conscientização, acesso e ação.

20161019_avcO objetivo da campanha é colocar a doença como tema central da agenda global de saúde, melhorar o atendimento e diminuir o número de mortes e sequelas. A data é uma oportunidade para alertar a população sobre os sintomas que sinalizam a ocorrência de um acidente vascular cerebral, doença silenciosa que pode ocasionar sérios danos à saúde.

Em Ribeirão Preto, para abrir a campanha, será realizado o quinto Simpósio do Dia Mundial do AVC. O evento é promovido pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, em parceria com a Rede Brasil AVC. A programação começa no dia 22, às 8 horas.

Os interessados devem fazer inscrição online e doar 1 quilo de alimento não perecível. O evento conta com o apoio técnico do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP). Será realizado na Estácio Uniseb, Rua Abrahão Issa Halach, 980, Ribeirânia, Ribeirão Preto.

Campanha na praça

Para alertar a população sobre os riscos do AVC, no dia 27, alunos da FMRP vão prestar atendimento gratuito na Praça XV de Novembro (centro da cidade), das 8 às 18 horas.

Serão realizadas orientações à população sobre os fatores de risco do AVC, prevenção (com foco em combate ao fumo, controle de hipertensão e diabete, alimentação saudável e prática de exercícios físicos), reconhecimento dos sinais do AVC e tratamentos disponíveis, além de exposição de peças anatômicas e aferição de pressão arterial.

AVC é principal causa de morte no Brasil

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte no Brasil e de incapacidade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.

A cada ano, 17 milhões de pessoas têm um AVC no mundo, causando mudanças imediatas e devastadoras na vida daqueles que sofrem o AVC e das pessoas mais próximas a eles. Mas a boa notícia é que o problema pode ser evitado, pois as causas que levam o indivíduo a sofrer um AVC – como hipertensão, colesterol, tabagismo e sedentarismo – são conhecidas e podem ser tratadas e, ainda mais importante, podem ser evitadas.

Crislaine Messias / Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP
Com informações da Conceito Comunicação