USP tem inscrições abertas para programas de residência na área da saúde

O processo de seleção será realizado pela Fuvest e inscrições devem ser feitas até o dia 1º de outubro

 26/08/2021 - Publicado há 3 anos
A residência é uma especialização profissional que alia ensino e serviço – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) recebe até as 12 horas do dia 1º de outubro inscrições para o processo seletivo para preenchimento de vagas dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu na categoria de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades uniprofissional e multiprofissional da USP.

O edital conta com 202 vagas em 14 profissões nas diferentes unidades participantes e a taxa de inscrição é de R$ 290,00. As inscrições podem ser realizadas neste link. O processo seletivo é constituído de 1ª Fase, com prova objetiva e prova dissertativa a serem realizadas em 31 de outubro, e de 2ª Fase, com análise curricular. A lista classificatória final será divulgada em 18 de janeiro de 2022.

A residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada às profissões da saúde, sob a forma de curso de especialização. Ela é caracterizada por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, incluindo plantão, e duração mínima de dois ou três anos. 

Poderão participar os candidatos que concluíram ou venham a concluir, até o dia 1º de março de 2022, bacharelado em um dos seguintes cursos de graduação: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Física/Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Pública/Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional, e que, até o dia da matrícula, obtenham a inscrição definitiva ou provisória no respectivo Conselho Regional de classe, sempre que for aplicável.

Os programas de residência da USP têm carga horária total mínima de 5.760 horas, com atividades teóricas e práticas e devem ser cursados em regime de dedicação exclusiva, não sendo permitido desenvolver outras atividades profissionais no período de sua realização.

Os candidatos aprovados poderão receber bolsas de estudo financiadas pelo Programa Nacional de Bolsas para Residências em Área Profissional da Saúde – modalidades uniprofissional e multiprofissional, em valor bruto mensal vigente de R$ 3.330,43 pelo período de duração do curso. A concessão e o pagamento das bolsas dependerão das resoluções e políticas praticadas pelo Ministério da Saúde.

Mais informações: www.fuvest.br/residencia-area-profissional-da-saude

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fuvest

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.