Iniciação científica: simpósio internacional da USP tem inscrições abertas

É possível submeter trabalhos para o Siicusp até o dia 8 de setembro; evento será on-line

 09/08/2021 - Publicado há 3 anos
Por
O Siicusp é oportunidade para acompanhar a ciência que está sendo construída pela USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Se você é pesquisador de iniciação científica e quer expor seu trabalho, trocar ideias com outros pesquisadores, ou ainda não sabe como fazer pesquisa e gostaria de aprender sobre essa forma de produzir conhecimentos, o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp) abriu inscrições a partir desta segunda, dia 9 de agosto, e vão até 8 de setembro. 

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, o Siicusp é realizado anualmente, e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica feitos por alunos de graduação da Universidade e de outras instituições. Desde o início da pandemia, ele tem sido feito de forma remota, o que será mantido para esta 29ª edição. Oportunidade para se inteirar da ciência que está sendo construída pela USP e outras universidades do Brasil e do mundo, o simpósio é aberto a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus projetos, selecionados por comitês de suas instituições. 

Além da divulgação dos trabalhos, o simpósio também quer contribuir para o desenvolvimento, nos alunos, de competências necessárias à pesquisa acadêmica, com a interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, estimulando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade. 

Confira o regulamento e datas importantes:

09/08 a 08/09 – Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site, neste link. Podem participar do Siicusp estudantes de graduação da USP ou de outras instituições de ensino nacionais ou estrangeiras, bolsistas ou não, que tenham desenvolvido trabalhos de iniciação científica ou tecnológica, na USP ou em outras instituições. Também são permitidas inscrições de estudantes do ensino médio cadastrados no Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP.

15/09 a 29/10 – Primeira fase

Cada unidade, ou grupo de unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem mais bem avaliados para a segunda fase. A primeira fase ocorrerá de forma remota, com sessões de apresentação e arguição oral em plataformas on-line.

 29/11 a 02/12/2021 – Segunda fase

A Etapa Internacional ocorrerá também de forma remota, com apresentações dos estudantes participantes da primeira fase de todas as áreas do conhecimento que forem indicados pelas Comissões de Pesquisa de cada unidade.

Saiba mais em: http://siicusp.prp.usp.br

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.