Faculdade de Odontologia de Bauru e HRAC divulgam nota de pesar pelo falecimento do professor Guilherme Janson

Texto destaca a trajetória do pesquisador, “diferenciado e respeitado mundialmente” na área. Leia na íntegra

30/07/2021 - Publicado há 3 anos

A Diretoria da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e a Superintendência do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho-USP) manifestam seu profundo pesar pelo falecimento, ocorrido hoje, 30/07/2021, do prof. dr. Guilherme dos Reis Pereira Janson, aos 62 anos, vice-diretor e professor titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da FOB-USP e superintendente substituto do HRAC-USP.

Um dos grandes expoentes da Ortodontia mundial, o professor Guilherme Janson se formou cirurgião-dentista em 1980 pela FOB-USP, onde também concluiu mestrado (1983) e doutorado (1985) em Ortodontia.

Pós-doutor pelo Departamento de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto, Canadá (1991), foi apontado em 2019 como o segundo pesquisador mais influente na Ortodontia mundial, em ranking que levantou as citações pelos pares em artigos científicos publicados entre 2007 e 2017.

De família tradicional de cirurgiões-dentistas, o professor Guilherme Janson era neto de Emílio Janzon, um dos primeiros profissionais de Odontologia de Bauru, e filho de Waldyr Antonio Janson (falecido em 2014), um dos pioneiros e mais eminentes docentes da FOB-USP, que teve participação ativa para a implantação da faculdade, em 1962. Além de Guilherme, os irmãos Marcos, Reinaldo e Vinicius também são cirurgiões-dentistas, e a irmã Suzana, nutricionista.

“Eu preferiria ter que enfrentar mais dez pandemias a me despedir do meu professor de Ortodontia durante meu curso de Odontologia e o meu parceiro de trabalho nos últimos três anos e meio, que se tornou um grande amigo, com inestimável contribuição à gestão como vice-diretor da FOB e superintendente substituto do HRAC, funções exercidas por ele com muita fibra e cumplicidade. O professor Guilherme é um filho da FOB, literalmente. Filho do professor Waldyr Janson, um dos pilares e fundadores da Faculdade de Odontologia de Bauru e um dos pioneiros da internacionalização da instituição, que teve a coragem de ir aos Estados Unidos com toda a família, no final da década de 1960, a fim de realizar seu mestrado. Anos mais tarde, o professor Guilherme Janson escreveu sua linda história como primeiro colocado no vestibular, brilhante aluno de graduação, de mestrado e de doutorado na FOB, seguindo novamente para a América do Norte, agora ao Canadá, para fazer seu pós-doutoramento na Universidade de Toronto e ser um dos poucos brasileiros a se credenciar como Member of the Royal College of Dentists of Canada”, ressalta o professor Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP e superintendente do HRAC-USP.

“Toda essa trajetória impecável o tornou um professor muito admirado, além de pesquisador diferenciado e respeitado mundialmente. O professor Guilherme Janson deixa um legado de amor à Odontologia, principalmente à Ortodontia, com sua vontade de ensinar, e, acima de tudo, de pesquisar. Honrou a FOB com as suas conquistas no mundo acadêmico, assim como honrou a Universidade de São Paulo. O mundo inteiro reverencia o professor Guilherme Janson na área de Ortodontia, o que nos enche de orgulho. Nesse momento de tristeza, nós enviamos as melhores energias para a família, para que os corações de todos sejam confortados, assim como os corações de todos os amigos”, completa o dirigente.