Como aumentar a participação de mulheres negras na universidade?

Evento do Escritório USP Mulheres busca estabelecer diretrizes para ações de equidade na universidade; transmissão será on-line no dia 22 de julho

19/07/2021 - Publicado há 3 anos
Arte sobre foto/Freepik

.
Para analisar as políticas institucionais vigentes em universidades, discutir a trajetória de mulheres negras e estruturar diretrizes que contribuam para ações de equidade no âmbito da USP, o Escritório USP Mulheres realiza no dia 22 de julho, às 14h40, a segunda edição do Encontro USP Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. O evento vai apresentar as iniciativas que foram desenvolvidas considerando as discussões do primeiro encontro, em 2020, e também contribuir para as celebrações do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.

Com o tema Política Institucional das Universidades e das Corporações, o encontro irá considerar o contexto de impacto da pandemia sobre as mulheres, especialmente as mulheres negras, que são as que desempenham funções de maior exposição à covid-19, por exemplo, como técnicas de enfermagem ou assistentes sociais, em maior proporção do que as mulheres brancas.

O evento será transmitido a partir das 14h40 pelo canal do Escritório USP Mulheres no Youtube.

Confira a programação:

II Encontro USP Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas
22 de julho de 2021
Das 14h40 às 19h

14h40 Mesa de Abertura
Maria Arminda do Nascimento Arruda – coordenadora do USP Mulheres

15h-16h – EIXO PESQUISA
Incorporar uma epistemologia negra, descolonizar a academia e sua metodologia científica
Moderadora: Ana Cristina Fiuza – Brasil (IFTM)
Angie Edell – Peru
Anny Ocoró – Argentina
Jackeline Romio – Brasil (IP-USP)

16h-17h – Refletir sobre a Interpretação de dados e recortes das pesquisas acadêmicas
Moderadora: Heloísa Raquel Inácio Costa – Brasil (UnB)
Amanda Amparo– Brasil (FFLCH-USP)
Ligia Margarida – Brasil
Luciana Elias – Brasil (UFJ)
Rodrigo Correia do Amaral – Brasil (USP Mulheres)

17h-18h – EIXO POLÍTICA INSTITUCIONAL
Inovar as políticas institucionais das universidades e das corporações
Moderadora: Juliana Costa – Brasil (USP Mulheres)
Adriana Alves – Brasil (IGc-USP)
Ana Claudia Jaquetto – Brasil (ONU Mulheres Brasil)
Luciana Alves – Brasil (CEERT)

18h-19h – EIXO SAÚDE
Qualificar a participação e presença das mulheres negras na área da saúde
Moderadora: Ifé Odara Monteiro – Brasil
Alva Helena de Almeida – Brasil
Ingred Merllin Bastista de Souza– Brasil
Maria Regina Basílio – Brasil (IFTM)

Acompanhe o evento neste link.

Com informações do Escritório USP Mulheres