Hospitais da USP são premiados por captação de órgãos e transplantes

Instituto do Coração, na capital, e Hospital das Clínicas, em Ribeirão Preto, foram destaques em premiação do governo do Estado

03/10/2016 - Publicado há 8 anos
Untitled-420
Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 27 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde realizou o prêmio Destaque Transplante e Captação de Órgãos 2016, destinado aos hospitais e equipes que mais se destacaram na captação, notificação e realização de transplantes entre agosto de 2015 e agosto de 2016.

Na categoria transplantes de órgãos feitos em hospitais da capital, o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) recebeu a premiação tanto por transplantes de coração adulto (41) como infantil (14) e por transplantes de pulmão (36).

Por transplante de córneas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP foi o destaque, com 131 transplantes do tecido.

A premiação também contempla as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e entre os premiados está o Banco de Olhos do HCFMRP. Com média anual de 757 córneas captadas, o Banco foi responsável por cerca de 588 transplantes em 2015 e ainda repassou excedente para a Central de Transplantes de São Paulo, que as encaminhou para outras regiões do Estado.

Sidney Júlio de Faria e Sousa, diretor clínico do Banco de Olhos do HC e professor do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Foto: Divulgação/FMRP
Sidney Júlio de Faria e Sousa, diretor clínico do Banco de Olhos do HC e professor do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Foto: Divulgação/FMRP

Segundo Sidney Júlio de Faria e Sousa, diretor clínico do Banco de Olhos do HCFMRP e professor do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, os prêmios – destaque em Banco de Tecido Ocular Humano e em Captação de Córneas – são “reconhecimento aos esforços da equipe de profissionais do HCFMRP e dos hospitais que nos enviam materiais”.

Referência nacional em captação de córnea, o Serviço do HCFMRP mantém um sistema que promove alto controle de qualidade e cuidado na seleção do tecido doado que, garante o professor, justifica seu diferencial. Ele conta que todo esse cuidado garante que “os transplantes não transmitam nenhum problema ao receptor”.

O Banco de Olhos do HCFMRP, diz o professor, vem mantendo há anos equilíbrio na lista de espera por córneas nas regiões do Estado de São Paulo com as quais trabalha: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Marília. “O número de captações é suficiente para abastecer as populações que atendemos e para manter o que chamamos de uma “lista de espera dinâmica” de no máximo três meses.

Prêmio

Dividido nas categorias de transplantes realizados, melhor organização de procura de órgãos e melhor comissão intra-hospitalar, o prêmio Destaque Transplante e Captação de Órgãos 2016 foi concedido, no total, a nove hospitais, públicos e privados, localizados na capital e no interior do Estado.

Atualmente, a doação de órgãos deve ser consentida. Portanto, não vigora mais a lei que só considerava efetivamente doadores aqueles que tivessem no RG ou na Carteira Nacional de Habilitação a inscrição “Doador de Órgãos e Tecidos”. Hoje, quem autoriza a doação são os familiares com até o segundo grau de parentesco.

Até o fim do mês de agosto, foram realizados no Estado 5.065 transplantes de órgãos e tecidos, sendo 86 de coração, 337 de fígado, 68 de pulmão, 42 de pâncreas, 1.010 de rim e 3.522 de córneas.

Em todo o ano de 2015, foram realizados no Estado 7.088 transplantes de órgãos e tecidos.

Com informações de Rita Stella, do Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto, e da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde