Novo reitor da Unicamp toma posse para o quadriênio 2021-2024

Antonio José de Almeida Meirelles, Tom Zé, assume o cargo no lugar do professor Marcelo Knobel

19/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 23/04/2021 as 17:24
A nova coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, e o novo reitor Tom Zé – Foto: Antonio Scarpinetti

O novo reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antonio José de Almeida Meirelles, Tom Zé, tomou posse nesta segunda-feira, dia 19 de abril.

Em seu discurso de posse, o novo dirigente afirmou que se sente honrado por assumir a reitoria da Unicamp e destacou três aspectos que devem nortear o trabalho de sua equipe à frente da Universidade. Em primeiro lugar, a manutenção e ampliação do suporte dado pela Unicamp no combate à pandemia nas áreas médica, científica e de serviços. Outro objetivo colocado por ele é o de aproximar a Universidade das demandas e carências da sociedade e, ainda, promover a valorização de professores e funcionários da Universidade.

“Temos que formar pessoas e gerar conhecimento, ciência e tecnologia que sejam a base de inovações industriais, que fomentem startups, que promovam a economia solidária, que garantam ideias inovadoras para políticas públicas, que contribuam ainda mais para a melhoria dos ensinos médio e fundamental. Trata-se de não só valorizar nosso projeto de Universidade, mas de dar nossa contribuição para o desenvolvimento da sociedade de forma mais democrática, mais inclusiva e autônoma”, declarou Tom Zé.

Indicada para assumir a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), Maria Luiza Moretti agradeceu a confiança da comunidade em escolher a chapa formada com Tom Zé para assumir a reitoria. “Foi na Unicamp que tive oportunidades ímpares de crescimento que, sem dúvidas, não teria, e que me fizeram chegar até aqui. A Unicamp que hoje vivemos preza pela valorização e diversidade das pessoas. Uma universidade pública, democrática e inclusiva. Agora cabe a nós, atuais gestores, e a nossa comunidade dar continuidade à Unicamp como uma Universidade de excelência e inovação”, declarou Maria Luiza.

A transmissão do cargo foi feita de forma simbólica pela entrega da Insígnia da Unicamp ao novo reitor pelo professor Marcelo Knobel, que deixa o cargo após quatro anos de mandato.

(Com informações da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp)