Poli recebe novos alunos de pós-graduação em Engenharia Elétrica

Alunos puderam tirar dúvidas em relação às disciplinas do programa

12/09/2016 - Publicado há 8 anos

Os novos ingressantes da pós-graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli) da USP, incluindo mestrado e doutorado, foram recebidos no dia 22 de agosto para uma palestra de boas-vindas.

Um dos intuitos do encontro foi que os alunos pudessem conhecer os docentes e os demais estudantes e entender a estrutura de organização da Universidade. Os novos alunos puderam tirar dúvidas em relação às disciplinas, à matrícula no sistema Janus e às publicações que deverão realizar durante o curso. Foi levantado também assunto referente a bolsas de estudos. O evento contou com a presença do professor Vitor Heloiz Nascimento, membro da coordenação do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Poli.

Foram apresentados os prazos e o passo a passo para a defesa das dissertações de mestrado e das teses de doutorado. Um ponto importante apresentado foi a necessidade de se manter um contato próximo e constante com os orientadores.

Recepção alunos pós-graduação PCS
Alunos puderam esclarecer dúvidas em relação aos cursos – Foto: Nilton Araújo do Carmo

O professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) Jorge Rady explica que a maioria desses novos alunos vêm de fora da USP, já que o período do meio ano não coincide com a formatura dos alunos do departamento.

A pós-graduação em Engenharia Elétrica na USP é dividida em seis áreas: Engenharia Biomédica, Engenharia de Sistemas, Microeletrônica, Engenharia de Controle, Engenharia de Computação e Sistemas de Potência. As inscrições são abertas duas vezes ao ano: no início e no meio do período letivo anual.

Para ingressar no mestrado, os candidatos são submetidos a uma prova de conhecimentos. Já para o doutorado, não é aplicada a avaliação: após análise dos currículos, os pretendentes são encaminhados para a fase de arguição do projeto.

Em ambos os casos, os inscritos são entrevistados por uma banca formada por três ou quatro professores. Além disso, é aconselhável que se preste um exame de proficiência em inglês, aplicado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O edital para o processo seletivo referente ao segundo semestre de 2016 foi lançado no dia 30 abril. Ao todo, foram cerca de cem candidatos selecionados para cursar a pós-graduação em Engenharia Elétrica, dos quais 22 serão alunos do PCS.

De acordo com o calendário da Universidade, as aulas começam no dia 12 de setembro. A lista com os convocados pode ser acessada pelo site do programa de pós-graduação da Poli.

Por Helena Mega / Jornalismo Júnior