São Paulo: uma megalópole que enfrenta problemas do seu tamanho

A metrópole tem que equacionar problemas de infraestrutura, emprego, transporte e moradia, entre outros

 12/09/2016 - Publicado há 8 anos

Acompanhe a entrevista da repórter Silvana Pires com a professora Maria Lúcia Refinetti, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP:

logo_radiousp790px

.

Foto: USP Imagens
Foto: USP Imagens

Dados divulgados recentemente pelo IBGE revelam que a cidade mais populosa do País ultrapassou a marca dos 12 milhões de habitantes. Em um ano, o crescimento foi superior a 70 mil habitantes. Em média, a cada dia São Paulo recebe 193 novos habitantes. Apenas esses dados já evidenciam o tamanho dos problemas que a cidade enfrenta, notadamente nas áreas de moradia, emprego, transporte e infraestrutura. Mas a professora Maria Lúcia Refinetti, do Laboratório de Habitação e Assentamento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, ainda coloca esse quadro em outra dimensão. Ela lembra que São Paulo é o centro de uma região metropolitana de 39 municípios.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.