Hospital das Clínicas conquista posição de destaque em dois rankings mundiais

Instituição foi reconhecida internacionalmente como mais bem equipada da América Latina e também entre os melhores hospitais de neurologia do mundo

 27/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 10/03/2021 as 18:51

Arte sobre foto / Rede Humaniza HC

.
.
O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP foi reconhecido como o mais bem equipado do Brasil e da América Latina, ocupando o 1º lugar no índice do
HospiRank 2020, organizado pela Global Health Intelligence (EUA). O Certificado de Reconhecimento foi entregue eletronicamente no dia 15 deste mês, diretamente de Miami, na Flórida, Estados Unidos.

O ranking existe desde 2017 e busca identificar hospitais na América Latina que adquirem equipamentos de alta tecnologia. As instituições médicas também são avaliados em relação à infraestrutura, condições de hospedagem aos pacientes, quantidades de salas e recursos para a realização de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos, capacidade de acomodação para partos e indica os tipos de equipamentos para lidar com câncer e com pacientes de alto risco, incluindo aqueles acometidos pela covid-19. 

No ano passado, o HC já havia sido premiado no ranking e foi reconhecido em sete diferentes categorias. Entre os melhores hospitais do Brasil, o HC recebeu os seguintes prêmios:

+ Mais

Hospitais da USP participam de ranking internacional

1º colocado como melhor equipado para acomodar pacientes;
1º colocado em maior número de equipamentos cirúrgicos;
1 colocado em maior número de equipamentos de diagnóstico por imagem;
1º colocado em maior foco em saúde cardiovascular;
1º colocado em melhor base instalada para tratamento do câncer;
2º colocado em melhor infraestrutura para acomodar alto volume de procedimentos;
7º colocado entre os principais hospitais para acomodação de recém-nascidos.

“Ser um dos hospitais mais bem equipados é uma clara indicação do compromisso da Instituição em fornecer o melhor atendimento possível aos seus pacientes, algo que tem sido mais crítico do que nunca nestes tempos”, afirma a equipe Global Health Intelligence em correspondência direcionada à Superintendência do Hospital das Clínicas da FMUSP.

O HospiRank 2020 classificou hospitais na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela, considerando as particularidades de cada local como prevalência, tamanho e nível de cuidados.
.

Ranking da Newsweek de melhores hospitais de neurologia – Foto: Reprodução

.
Destaque mundial na área de neurologia

O HC também conquistou a 14ª posição entre os melhores hospitais de neurologia do mundo em ranking divulgado pela revista Newsweek. O reconhecimento internacional causou grande satisfação aos profissionais que trabalham na área, como o professor Ricardo Nitrini, titular da Disciplina de Neurologia, que contou ao Jornal da USP no Ar sobre o trabalho que o HC realiza e que o colocou entre grandes centros de excelência, a exemplo de  instituições dos Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Sul. Confira o áudio abaixo:
.

Logo da Rádio USP

Ele lembra que o HC é um hospital público, que atende casos do País todo, de todas as complexidades, e que “embora já soubéssemos que era um bom hospital, do qual nos orgulhamos, esse reconhecimento internacional nos faz ficar ainda mais empenhados em oferecer o melhor atendimento, de ponta, para nossos pacientes”. Apesar de a análise do cérebro ser complexa, o hospital conta com recursos tecnológicos, como uma neuroimagem de grande qualidade, que facilita o acesso ao que está acontecendo no sistema nervoso.

Além da neuroimagem, outras especialidades colaboram para que o HC seja referência em neurologia, como a neuroimunologia, neurocirurgia, assim como estudos em genética. Os avanços nas áreas relacionadas a problemas cognitivos, como demência e Alzheimer, também são presentes na instituição. Nitrini conta que o envelhecimento cerebral, que pode causar declínio cognitivo em idosos, por exemplo, é um dos campos de pesquisa mais importantes do mundo atualmente e que “o conhecimento na área tem evoluído a passos largos”. Para se manterem atualizados a esse respeito, os especialistas atuam nesse campo examinando pacientes e participando de ensaios clínicos.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.