Evento on-line mostra o que é iniciação científica com jovens pesquisadores da USP

Alunos de graduação apresentam suas pesquisas em transmissões on-line durante o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP; webinar vai discutir desafios para a iniciação científica em tempos de pandemia

10/11/2020 - Publicado há 3 anos
Foto: Reprodução/Siicusp

.

Alunos de graduação dos diversos cursos e campi da USP, e também de outras instituições nacionais e internacionais, participam até o dia 30 de novembro de um evento on-line para apresentar seus trabalhos de iniciação científica ou tecnológica. O 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP é uma oportunidade dos estudantes vivenciarem a apresentação dos resultados de suas investigações científicas e passarem por um comissão avaliadora dos projetos, o que pode abrir caminho para a participação num congresso internacional e um passo a mais para a futura carreira de pesquisa ou docência.

A Escola Politécnica (Poli), por exemplo, terá mais de 160 trabalhos nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, ciências agrárias e biológicas, entre outras, com transmissão de 10 a 13 de novembro pelo canal da Poli no YouTube. Serão 20 sessões onde os alunos apresentarão suas pesquisas para avaliadores da própria Poli. Confira a programação neste link.

Para falar sobre os desafios para a iniciação científica em tempos de pandemia, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) realizará no dia 18 de novembro, às 9 horas, um webinar que discutirá algumas questões da formação de jovens pesquisadores: como despertar o interesse e a importância da ciência; a importância da iniciação científica e seus desafios no contexto da pandemia; e a diferença entre Ciência, Educação e Tecnologia. A transmissão será pelo canal da FSP no Youtube.

No mesmo dia, acontecem várias rodas de conversa sobre pesquisas na área da saúde pública e, às 14 horas, será a apresentação dos trabalhos dos estudantes da FSP. A programação pode ser conferida aqui.

Na Faculdade de Medicina (FM), as apresentações dos estudantes poderão ser acompanhadas de 16 a 19 de novembro, das 9 às 17 horas, pela plataforma Google Meet. A FM conta com um programa internacional de iniciação científica, pautado em uma parceria com a Harvard University, na qual vários alunos de graduação realizam suas atividades em laboratório sob a orientação de pesquisadores daquela universidade. A programação e links de acesso estão nesta página.

Outra oportunidade para conhecer projetos de jovens pesquisadores nas áreas de ciência de dados, sistemas de informação, matemática, computação e estatística são as transmissões do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. As apresentações acontecem na quarta-feira, 11 de novembro, a partir das 8 horas, e serão transmitidas pelo canal do YouTube do ICMC, que pode ser acessado pelo endereço tv.icmc.usp.br.

A programação completa do 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP está disponível na página do evento.