Quais são as transformações pelas quais as universidades estão passando?

De 19 de outubro a 18 de dezembro, pesquisadores discutem democratização do acesso à universidade, luta antirracista, direitos indígenas, movimentos sociais e exclusão digital, entre outros

14/10/2020 - Publicado há 3 anos
Arte sobre foto/FFLCH, Agência Brasil

.

No cenário de incertezas trazidas pela pandemia do novo coronavírus, que evidenciam questões sobre desigualdades sociais e exclusões múltiplas, o evento Universidade em Transformação: desafios e potencialidades – Educação, Pesquisa e Direitos Humanos no século 21 em perspectiva interdisciplinar vai reunir professores, estudantes e pesquisadores de diferentes departamentos da USP em agendas interdisciplinares.

A ideia é debater as transformações pelas quais passam diversas universidades e trocar experiências para a construção de redes e a elaboração conjunta de projetos relacionados à educação, à pesquisa e à interação com a sociedade. Os mais de 30 debates ocorrem de 15 de outubro a 18 de dezembro, com abertura nesta quinta, às 16h30, com uma mesa de debates e a palestra Constelação de Saberes, de Ailton Krenak, uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, ambientalista e escritor.

O evento é gratuito e aberto ao público, que poderá acompanhar as transmissões pelas plataformas Google Meet e WebRNP, com reprodução simultânea no canal do evento no YouTube para ampliar o público e permitir o acesso posterior aos debates e palestras. Para os inscritos, serão emitidos certificados, após preenchimento dos dados cadastrais e participação nas atividades.

Haverá ainda uma plataforma digital exclusiva que servirá como repositório dos conteúdos compartilhados e registro das atividades desenvolvidas ao longo do evento e que permitirá trocas de conteúdos multimídias e interações. Também está prevista a interação e diálogo nas redes sociais do evento (YouTube, Instagram, Facebook e Twitter).

O objetivo é promover atividades que contribuam para o aprofundamento do debate sobre temas como democratização do acesso à universidade, luta antirracista, direitos indígenas, direitos humanos, refugiados, movimentos sociais, ensino on-line e exclusão digital, mulheres, LGBTQIA+, entre outros. A programação completa pode ser conferida neste link

O Ciclo Universidade em Transformação é promovido pela rede coordenada por integrantes dos Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs) da USP Brasil-África, Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas), Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) e Núcleo de Apoio à Pesquisa, Produção e Linguagem do Ambiente Construído (Napplac).

O evento tem apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e é coordenado por Paulo Daniel Farah, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), líder do NAP Brasil África e do Grupo de Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

.

Universidade em Transformação: desafios e potencialidades – Educação, Pesquisa e Direitos Humanos no século XXI em perspectiva interdisciplinar
15 de outubro e 18 de dezembro de 2020

Site: universidadeemtransformacao.com