Cisco nos olhos causa grande incômodo

Enxaguar os olhos com água, utilizar soro fisiológico, colírio lubrificante ou compressas frias são recomendações para lidar com o desconforto

 01/07/2020 - Publicado há 4 anos

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre o tal “cisco no olho”. Usado muitas vezes como desculpa para disfarçar um sentimento ou uma emoção, o cisco nos olhos realmente pode incomodar.

O professor explica que os olhos possuem um sistema autolimpante de defesa, que potencializa possíveis desconfortos no órgão. Enxaguar os olhos, utilizar soro fisiológico, colírio lubrificante ou compressas frias podem ajudar a melhorar o incômodo causado pelo cisco quando não é possível obter auxílio médico no momento, afirma o especialista.

Retirar a partícula de desconforto com as mãos ou coçar os olhos são ações não recomendadas pelo oftalmologista, pois podem piorar a irritação. “Lavar com uma boa dose de água limpa, se possível, soro fisiológico, fechar os olhos e esperar o pior da crise passar”, aconselha o professor.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.