Thomas Mann e Hilda Hilst são temas de eventos on-line

Biblioteca Mário de Andrade promove programação on-line sobre teatro e literatura

01/06/2020 - Publicado há 4 anos
Thomas Mann e a jovem Hilda Hilst – Fotomontagem: Vinicius Vieira

A Biblioteca Mário de Andrade – ligada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – vai disponibilizar nesta e na próxima semana, no seu canal no Youtube, três eventos relacionados ao teatro e à literatura: uma peça teatral, um debate sobre o livro A Montanha Mágica (Der Zauberberg), do escritor alemão Thomas Mann (1875-1955) – Prêmio Nobel de Literatura de 1929 -, e uma palestra sobre a obra teatral da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004).

A peça será apresentada nesta segunda-feira, dia 1º, às 19 horas. Trata-se de uma versão on-line de Cárcere, dirigida e interpretada por Vinicius Piedade, com texto de Piedade e Saulo Ribeiro. O monólogo aborda uma semana na vida de um pianista na prisão, que se torna refém numa rebelião. “Ele vive em contagem regressiva e suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas por ele num diário, que se inicia numa segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, um domingo”, informa a Biblioteca Mário de Andrade num texto de divulgação da sua programação on-line.

O debate sobre A Montanha Mágica se dará nesta quarta-feira, dia 3, também às 19 horas. Ele reunirá a escritora Paula Fábrio – autora de Desnorteio, Prêmio São Paulo de Literatura de 2013 – e a livreira Nanni Rios. Elas trocarão impressões sobre esse que é um dos mais influentes romances do século 20. Concluído em 1924, ele antecipa as tendências e sentimentos predominantes na Europa da época, que culminaram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Já a palestra sobre Hilda Hilst acontecerá no dia 8 de junho, segunda-feira, também às 19 horas. Ela será proferida pelo professor Gutemberg Medeiros, docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-doutorando da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que foi aluno da escritora na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No evento – que reproduz a primeira parte de uma palestra em duas partes -, Medeiros vai apresentar os elementos básicos do teatro de Hilda Hilst, composto de oito peças, entre elas A Morte do Patriarca, O Verdugo e Aves da Noite. “Nesta primeira sessão, aborda o aprendizado de Hilda pela carpintaria teatral com Brecht, Tchekhov e o expressionismo alemão, destacando como este é um teatro da palavra e de ideias ao pensar a condição política na implantação e desenrolar da ditadura civil-militar brasileira”, informa o texto da biblioteca. “Alusões, metáforas, parábolas e intenso lirismo compõem essa literatura dramática.” A apresentação de Medeiros incluirá breves leituras e interpretações de textos de Hilda feitas pela atriz Flavia Couto.

Depois de exibidos, os eventos ficarão disponíveis no canal da Biblioteca Mário de Andrade no Youtube.