Vivendo os tempos da pandemia

Por Luiz Menna-Barreto, professor aposentado sênior da EACH/USP

 11/05/2020 - Publicado há 4 anos
Luiz Menna-Barreto – Foto: FFCLRP/USP
A pandemia da covid-19 traz à tona diversos fantasmas da nossa vida social que estavam, por assim dizer, debaixo das cobertas.

Uma das dimensões desses fantasmas, na qual vivemos imersos, é a temporalidade. Temporalidade que se expressa nas nossas rotinas, através das quais alimentamos a falsa noção de que o tempo passa independentemente do que estejamos fazendo. Uma das consequências da pandemia, certamente uma novidade, é a possibilidade que temos hoje de observar, compreender e eventualmente modificar nossas vivências temporais. Claro que estou me referindo aos que puderam adotar as medidas de isolamento, e assim viverem essa experiência nova no manejo de seus tempos.

Aqui cabe uma primeira distinção entre os tempos sociais e os tempos individuais. Exemplifico: horários de trabalho e lazer nos tempos sociais, horários de alimentação e sono nos tempos individuais. Esses dois tempos estão intimamente associados, mas num tipo de associação que requer ajustes constantes – por exemplo, o significado da hora em um relógio muda completamente num final de semana, embora o relógio seja aparentemente o mesmo. Hoje, talvez, a compreensão de que a hora do dia é uma construção social se torna mais clara para nós.

Os ajustes entre esses dois tempos, o social e o individual, nem sempre são pacíficos, muitas vezes constituem cenários de diversos sofrimentos, como é o caso mais evidente de distúrbios do ciclo vigília/sono, cada vez mais frequentes na nossa sociedade. A temporalidade do isolamento traz boa parte dos tempos sociais para a vida doméstica, mas nem por isso os torna menos sociais, o que ocorre é a diminuição da distância entre o tempo social e o individual.

Nossa rotina passa a ser cada vez mais nitidamente construída pelas nossas opções e, assim, vamos nos dando conta do nosso papel de arquitetos do próprio tempo. Prestamos mais atenção aos nossos ritmos, o sono e a vigília se revelam claramente como fases de um ciclo que requer cuidados, a alimentação depende muito do nosso acesso à comida, e assim por diante – as pontas dos icebergs da nossa existência emergem mais nitidamente. Mas o que muda essencialmente é o nosso papel, agora mais ativo, na construção dessas rotinas.

A novidade do nosso papel ativo na construção das nossas temporalidades não é assim tão nova, o que me parece é que sempre esteve presente, mas abaixo da superfície, algo que fazemos mais ou menos automaticamente. Justificamos nossas temporalidades pelos compromissos sociais quase como “vítimas” de imposições de rotinas. É um tempo “em si” que, ao se manifestar agora, perde essa característica aparentemente essencial para se tonar algo concebido e manipulado por nossas vontades e desejos. Evidentemente essa situação convida a assumirmos, tanto individual como socialmente, projetos e sonhos de novos tempos.

As coisas e os seres vivos tendem a mudar nas crises, quando, junto com caminhos que se fecham, abrem-se novas possibilidades. Tenho ouvido relatos esparsos de sonhos, acompanhados de impressões do tipo “agora estou sonhando mais do que antes da pandemia”.

Acho que isso é bem provável. Talvez mais tempo para dedicar aos momentos de transição entre o sono e a vigília estejam compondo cenário para esses momentos de invasão das realidades por sonhos, lusco-fuscos das consciências. Einstein reclamava muito ao ser acordado antes desses momentos, que ele considerava como os mais criativos, quando suas relatividades sonhadas começavam a aparecer como equações.

Sonhemos, pois.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.