Colunista comenta a função do observador no processo do saber

Ciro Marcondes Filho aponta as diferenças entre as noções clássica e moderna de observação

 29/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 29/03/2017 as 18:02

cab_ciro_marcondes

Acompanhe o comentário de Ciro Marcondes Filho na coluna “Ciência Feliz”:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 

20161004_visão_colunistaciro
Visão Mundo – Visual Hunt

O professor Ciro Marcondes Filho aborda, na coluna desta semana, a maneira como se observa o mundo. Segundo ele, o matemático inglês Bertrand Russel acreditava ser possível descrever o mundo objetivamente através da observação. Suas ideias foram superadas com a introdução da Teoria da Incompletude de Kurt Gödel e das teorias da interferência do observador no processo do saber.

Marcondes lembra que, no pensamento clássico aristotélico, as coisas podem ser certas ou erradas, sem espaço para oscilações, que só poderiam vir do pesquisador. Atualmente, no entanto, o observador tem responsabilidade sobre seus atos e, portanto, pondera e escolhe. O professor ressalta que atualmente acredita-se, contrariando o pensamento clássico, que algo pode ser e não ser simultaneamente, como no clássico “dilema do barbeiro”.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.