Dilemas éticos crescem com avanços da genômica

Associação busca estabelecer guia de conduta para profissionais e pesquisadores que enfrentam dilemas éticos ao informar pacientes

 17/04/2019 - Publicado há 5 anos

Os avanços nos conhecimentos em genômica não diminuem as questões éticas que médicos e pesquisadores enfrentam ao lidar com os pacientes, pelo contrário. Cresce também a complexidade dessas questões. Nesta edição de Decodificando o DNA, Mayana Zatz conta algumas delas, envolvendo testes genéticos e predisposição para o câncer de mama. A professora da USP traz ainda as últimas discussões que a American Society of Human Genetics vem fazendo sobre o tema.

Clique no áudio acima para ouvir a geneticista do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.