Pacto Internacional garante à população o direito à liberdade

Todo ser humano livre tem direitos econômicos, sociais e culturais, além dos direitos civis e políticos

 07/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 08/03/2019 as 18:36
Por
Logo da Rádio USP

O segundo boletim do Em Dia com o Direito desta semana fala sobre o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais instituído na resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1966, mas que só foi ratificada pelo Brasil no ano de 1992.

Os estados membros devem entender que o Pacto foi constituído a partir dos fundamentos da liberdade, da justiça e da paz no mundo e com ele o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e também dos seus direitos iguais e inalienáveis.

E ainda reconhece que o ideal do ser humano livre, é estar liberto do temor e da miséria, além de usufruir de seus direitos econômicos, sociais e culturais, assim como de seus direitos civis e políticos.

Em Dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas e coordenado pelo professor Nuno Coelho, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.  

Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.