Revistas raras já estão disponíveis on-line

Giselle Beiguelman indica coleções como as das revistas “Camera Work” e “Realidade”

 25/02/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O leitor atento encontra na internet coleções de revistas sobre os mais variados assuntos. A artista e professora da FAU /USP, Giselle Beiguelman, orienta um percurso imperdível. “São coleções de edições antigas com temas que vão desde a arquitetura residencial modernista à coleção completa da revista Realidade, passando pela mítica revista Camera Work. Temos um mundo de coisas para comentar”, recomenda.

Segundo Beiguelman, a coleção de arquitetura residencial modernista está disponível no site US Modernisthttp://www.usmodernist.org. “Trata-se de um robusto banco de dados que disponibiliza mais de seis mil revistas em formato digital. O vasto acervo contempla edições dos EUA publicadas desde os anos 1920, e alguns títulos anteriores. Há desde publicações conhecidas como a American Architect e Arts & Architecture a uma série de títulos regionais e específicos.”

Beiguelman indica também a revista Camera Work: http://modjourn.org/render.php?view=mjp_object&id=CameraWorkCollection.

“Publicada entre 1903 e 1917, é a primeira dedicada à fotografia como arte. Foi editada pelo fotógrafo e galerista Alfred Stieglitz, um dos nomes referenciais para a história das imagens técnicas. O designer da revista é o fotógrafo e pintor Edward Steichen, que seria, nos anos 1950, o primeiro diretor do Departamento de Fotografia do MoMA de Nova York.”

A professora orienta também a visita à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, que reúne 170 diferentes periódicos. Outra indicação é a Biblioteca Nacional, que disponibiliza ao público fartas coleções de revistas brasileiras. “Na Biblioteca Nacional, é possível acessar desde revistas de variedades, como Eu Sei Tudo, um almanaque publicado mensalmente de 1917 a 1955, até publicações jornalísticas que se tornaram importantes fontes históricas pelos seus aspectos gráficos, viés editorial e contribuição ao fotojornalismo, como as revistas O Cruzeiro, Manchete e Realidade. “Importante lembrar que a revista Realidade contou, de 1966 a 1971, com a atuação da incrível fotógrafa Claudia Andujar, com trabalhos em exposição no Instituto Moreira Salles.”

Para mais informações sobre o tema comentado, acessar: www.desvirtual.com. Ouça no link acima a íntegra da coluna Ouvir Imagens.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.