Anna Maria Kieffer grava cantigas paulistanas do século 19

Musicóloga falou sobre seu novo trabalho no programa “Via Sampa Estúdio”, da Rádio USP

 04/02/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Capa do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), de Anna Maria Kieffer – Foto: Reprodução

Os sons que se ouviam na cidade de São Paulo no século 19 foram recuperados pela musicóloga, pesquisadora e cantora lírica Anna Maria Kieffer, que lançou recentemente o CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880). Nele estão registradas músicas compostas e executadas pelos estudantes do Curso Jurídico da Faculdade de Direito – hoje ligada à USP -, no Largo São Francisco, cantigas de rua, pregões, saraus, serenatas, cantos de trabalho e ruídos do cotidiano da cidade. O flautista Toninho Carrasqueira, professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, participa da obra, que foi lançada pelo selo Sesc.

No dia 28 de janeiro passado, Anna Maria Kieffer e o músico Gabriel Levy, que também participa do CD-livro como arranjador, foram entrevistados no programa Via Sampa Estúdio, da Rádio USP (93,7 MHz). Eles falaram sobre o trabalho recém-lançado, que é um projeto concebido há mais de 20 anos por Anna Maria.

Ouça a íntegra do programa nos links acima.

.

.

Panorama da cidade de São Paulo em 1921 – Arnaud Julien Pallière – Coleção Brasiliana Itaú, São Paulo (Reproduzido do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), de Anna Maria Kieffer).

.

O Convento de São Francisco, em 1862 – Militão Augusto de Azevedo, Coleção Pedro Corrêa do Lago, São Paulo (Reproduzido do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), de Anna Maria Kieffer)

.

Igreja de São Pedro, no centro de São Paulo, em 1827 – Jean-Baptiste Debret, Acervo Instituto Cultural São Fernando, Rio de Janeiro (Reproduzido do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), de Anna Maria Kieffer)

.

Ponte de Santa Ifigênia em 1827 – Jean-Baptiste Debret, coleção particular, Rio de Janeiro (Reproduzido do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), de Anna Maria Kieffer)

.

Músicos que, em 1866, tocaram a Canção do Boêmio, com letra de Castro Alves, na peça Meia Hora de Cinismo, de França Junior – Autor desconhecido, Arquivo Levy, São Paulo (Reproduzido do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), de Anna Maria Kieffer)

.

.

.

 

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.