Lina Bo Bardi é homenageada nos 50 anos do Masp

No seminário internacional comemorativo, Guilherme Wisnik debateu o conceito de museu da arquiteta contrário ao padrão tradicional

 08/11/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Guilherme Wisnik comenta o evento “O Masp de Lina: 50 anos do edifício na Avenida Paulista”, que ocorreu esta semana e teve a participação de arquitetos e pesquisadores de destaque no cenário nacional e internacional.

No seminário, o professor Wisnik tratou do conceito Museu sem Aura, baseado no conceito de Lina Bo Bardi, contrário ao museu tradicional como espaço para guardar tesouros. Wisnik explica que, para a arquiteta responsável pelo projeto do Masp, os museus deveriam ser edifícios voltados para o futuro e para engajar o público, e que ao mesmo tempo confrontassem os costumes da burguesia.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Espaço em Obra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.