IPT comemora seus 120 anos com concerto da Osusp

A cerimônia foi realizada no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP

27/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 02/07/2019 as 13:46
A cerimônia foi realizada no dia 26 de junho, no Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Um concerto especial da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) marcou a cerimônia de comemoração de 120 anos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, abriu o evento exaltando o importante papel desempenhado pelo Instituto. “Desde a sua criação, apenas 10 anos após a proclamação da República, o IPT acompanhou o crescimento não só do Estado de São Paulo, mas do Brasil. Agora, o nosso desafio é remodelar o Instituto para nos inserirmos no cenário de inovação. Nós abriremos nossas portas e ficaremos cada vez mais próximos de corporações de grande e de pequeno porte, cada vez mais próximos das universidades. Continuaremos atendendo às necessidades do governo, continuaremos crescendo no desenvolvimento de pesquisas e prestação de serviços, mas começaremos também a fomentar ambientes de inovação”.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, que também foi o presidente do IPT entre os anos de 2006 e 2008, lembrou a ligação do Instituto com a Universidade desde a sua origem, em 1899, como um laboratório vinculado à Escola Politécnica.

“Desde o início, o IPT sempre atendeu às demandas do nosso Estado. No começo do século passado, apoiou a indústria ainda insipiente que se estabelecia em São Paulo, especialmente na área da construção civil. Depois, passou a atender também às demandas da agroindústria e da indústria aeronáutica. Nas décadas de 1970 e 1980, o IPT se tornou um braço para a adequação e o desenvolvimento da indústria brasileira. Liderado pela Secretaria, o atual Governo está dando agora uma nova missão para o Instituto – e, com isso, tenho a certeza de que o IPT continuará a ser um suporte imprescindível para o desenvolvimento industrial e econômico do nosso Estado”, afirmou Agopyan.

O reitor da USP e ex-presidente do IPT, Vahan Agopyan – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Além de pesquisadores, funcionários, dirigentes e ex-diretores do IPT, o evento também contou com a participação do secretário-Chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Walter Nyakas Júnior; do vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes; do pró-reitor de Pesquisa da Unesp, Carlos Frederico de Oliveira Graeff; entre outros.

A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen Da Silva, lembrou que “ao mesmo tempo que temos muito empreendedorismo e resiliência no nosso País, temos também um grande histórico de desigualdade. Diante dos desafios que enfrentamos nos dias de hoje – crise financeira e uma revolução tecnológica que pode nos atropelar se não fizermos nada –, considero que o único caminho é por meio da ciência, da inovação e da tecnologia. Só assim conseguiremos ser protagonistas dessa história no Brasil e no mundo, e também resolver a dívida histórica que temos com a sociedade”.

120 anos de apoio ao desenvolvimento

Criado em 1899 pelo engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, o então Gabinete de Resistência dos Materiais surgiu como um laboratório anexo da Escola Politécnica.

Ao longo de 120 anos de existência, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas esteve presente em todas as etapas de desenvolvimento nacional, tendo participação importante tanto nas épocas críticas de nossa história, como a Revolução de 1932 e a Segunda Guerra Mundial, quanto no nosso processo de industrialização, deixando a sua marca no desenvolvimento do País.

Combinando tradição e inovação, o IPT é reconhecido nos meios técnicos nacionais e internacionais por responder às demandas tecnológicas da sociedade e do setor produtivo, focando seus negócios em áreas de convergência entre suas competências e as prioridades dos setores público e privado.