Atropelamento terrorista deixa 84 mortos na França

O atentado aconteceu no feriado de comemoração da queda da Bastilha, o mais importante do país

 15/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 25/04/2018 as 10:44
Arte: Pedro Bolle
Arte: Pedro Bolle

O pânico começou logo após as 22h30 no horário local (17h30 no Brasil), quando milhares de pessoas assistiam à queima de fogos na orla de Nice. Enquanto as famílias caminhavam por uma famosa via beira-mar, na Riviera Francesa, um caminhão branco avançou em alta velocidade. Centenas de pessoas foram atropeladas. O caminhão só foi parado pela polícia após dois quilômetros. Segundo o presidente francês, François Hollande, muitas crianças estão entre os 84 mortos.

De acordo com a BBC, não demorou muito para Hollande dizer que “a natureza terrorista do ataque não podia ser negada”. O motorista, que foi morto pela polícia, foi identificado como um franco-tunisiano de 31 anos. A imprensa francesa diz que o homem era morador de Nice, tinha passagens na polícia por violência doméstica, roubo e porte ilegal de armas, mas não havia informação de associação anterior com atos de terrorismo. Sobre mais esse ataque, sete meses após os atentados em Paris, o repórter Fábio Rubira da Rádio USP falou com a professora Arlene Clemesha, diretora do Centro de Estudos Árabes da USP.

Produção Simone Lemos; trabalhos técnicos Márcio Ortiz

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.