“Museu do Ipiranga em Festa!” celebra os 196 anos da Independência

Programação teve dança, teatro, música, performances cênicas, poesia, exposição e projeção mapeada na fachada do museu

10/09/2018 - Publicado há 6 anos
A apresentação da Osusp e do Coralusp foi acompanhada por centenas de espectadores, no Parque da Independência – Foto: Divulgação / Sesc Ipiranga

“Hoje é um dia de festa. Neste momento em que encontramos nossa pátria polarizada, nada melhor do que essas celebrações de brasilidade para unir nosso país.”

Assim, o reitor da USP, Vahan Agopyan, deu início ao discurso que abriu a programação da segunda edição do evento Museu do Ipiranga em Festa!, promovido pela Universidade em parceria com o Sesc, nos dias 7 e 8 de setembro, no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

O evento celebrou os 196 anos da Independência do Brasil por meio de intensa programação cultural gratuita para todas as idades, com apresentações de dança, teatro, música, cortejos, performances cênicas, poesia, exposição e projeção mapeada na fachada do museu. Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham participado das atividades.

“Esta é uma demonstração de que, apesar de ter seu prédio fechado ao público, nosso querido Museu do Ipiranga está vivo e atuante. Um museu universitário é um centro de pesquisa, de ensino, de desenvolvimento do conhecimento, exerce importante papel na disseminação da cultura nacional e precisa ser valorizado”, ressaltou o reitor.

A diretora do museu, Solange Ferraz de Lima, também destacou a importância dos museus universitários, falou sobre o projeto de restauração do edifício-monumento e relembrou o incêndio, ocorrido no início do mês de setembro, que destruiu grande parte do acervo e do prédio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

“Os avanços de nosso projeto de revitalização rumo a 2022 nos dão motivos para celebrar, mas sem esquecer que se trata de uma conquista particular e recente, em um quadro preocupante no âmbito da gestão da cultura, carente de políticas perenes e estruturantes e com verbas cada vez mais reduzidas. Os sentimentos são contraditórios, como não poderia deixar de ser, pois as imagens do incêndio no Museu Nacional seguem ainda vivas. Que o dia de hoje possa ser vivido também com um sentimento de mobilização em prol dos nossos museus. E, em especial, em prol dos nossos museus públicos universitários”, afirmou.

(Da esq. p/ dir.) O embaixador Carlos Henrique Cardim; o diretor do Sesc, Danilo Miranda; o reitor Vahan Agopyan; a diretora do Museu, Solange Ferraz de Lima; o secretário de Cultura, Romildo Campello; o prefeito regional do Ipiranga, Vitor de Almeida Sampaio; o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes; e o secretário Aldo Rebelo – Foto: Adriana Cruz / Assessoria de Imprensa da USP

O diretor do Departamento Regional do Sesc São Paulo, Danilo de Santos Miranda, comemorou a parceria bem-sucedida com a Universidade, que tem se efetivado com a realização de ações conjuntas, em sua maior parte gratuitas, e a utilização dos espaços expositivos do Sesc Ipiranga por parte do acervo do museu. “Essa é uma colaboração que tem caráter prático, objetivo, direto, ou seja, um projeto que se faz junto, que envolve toda a comunidade”, considerou.

Uma das atrações do evento foi a apresentação do Grupo de Sopros da Petrobras – Foto: José Rosael

Também participaram da cerimônia o secretário Estadual da Casa Civil, Aldo Rebelo; o secretário de Cultura do Estado, Romildo Campello; o embaixador Carlos Henrique Cardim; além de dirigentes da Universidade, autoridades e representantes de entidades governamentais.

O evento Museu do Ipiranga em Festa! contou com o apoio institucional do Instituto Bandeirantes e da Prefeitura de São Paulo e com o patrocínio de Santander, Petrobras, Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) e Governo Federal.

Assista, a seguir, a um trecho da projeção mapeada na fachada do edifício-monumento do museu.