Trump adota políticas que promovem aumento na emissão de gases CFC

Medidas trazem complicações climáticas e de saúde em escala global

 31/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 14/09/2018 as 16:43
Logo da Rádio USP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, firmou um decreto que traz reduções às restrições do uso de carvão nas usinas termoelétricas. O uso do carvão corresponde à maior parcela da matriz energética do país, mas o revés, no entanto, é ambiental: sua queima emite gases que aumentam o efeito estufa, como os clorofluorcarbonetos (CFC), dióxido de carbono (CO2), e metano (CH4).

Foto: Michael Vadon via Visual Hunt

O professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Pedro Luiz Côrtes, se mostra receoso quanto a esse abrandamento das políticas de emissão de poluentes: “Ele [Trump] vem desconstruindo uma série de medidas que foram tomadas ao longo de décadas, fruto de lutas muito importantes, e isso pode resultar num problema muito sério para o meio ambiente.”

Côrtes fala ainda sobre a tentativa do presidente de minar medidas estaduais que vêm sendo tomadas no país, como o caso da Califórnia, estado em que desde 1970, com o Ato do Ar Limpo, determina padrões de poluição mais rigorosos dos que os adotados pelo governo federal. Ele explica que o país está indo na contramão ambiental do mundo e que, dados seu tamanho e importância no cenário mundial, os EUA estão dando um mau exemplo. “São os Estados Unidos que são os grandes consumidores de energia e geradores de emissões.”

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.