O que você precisa saber sobre os planos de saúde no Brasil

Os valores de assistência médica são calculados a partir de custo, utilização e questões estruturais, diz especialista

 26/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 27/07/2018 as 14:11
Por
Logo da Rádio USP

Os professores João Vinícius de França Carvalho e Ana Carolina Maia do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP explicam em entrevista como se dá esse cálculo dos reajustes dos planos de saúde e a resolução normativa 433 da ANS.

Segundo Ana Carolina, os valores de assistência médica são calculados a partir de três elementos fundamentais: tendência de custo, tendência de utilização e questões estruturais. Sobre a resolução normativa 433 a professora afirma que “a operadora pode cobrar algum percentual e não necessariamente existe um limite para isso” e explica que existe uma razão para tal mecanismo “evitar que as pessoas usem de maneira indiscriminada toda e qualquer serviço de saúde”.

Carvalho complementa que “o que se espera é que se evite incorrer em gastos muito além do que são dimensionados quando do início do contrato”.

Ouça, no link acima, a íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.