Cristiano Mascaro relata suas experiências no Japão

Neste sábado, dia 28, às 15 horas, fotógrafo faz palestra no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

 26/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Imagens publicadas no livro Viagem a Tóquio, de Cristiano Mascaro – Fotos: Cristiano Mascaro

Neste ano, o início oficial da imigração japonesa no Brasil completa 110 anos. Para celebrar a data, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, preparou uma programação especial nos meses de julho e agosto. Um dos destaques é a palestra Viagem ao Japão: Fotografias de Cristiano Mascaro, que ocorre neste sábado, dia 28 de julho, às 15 horas. Nela, o fotógrafo Cristiano Mascaro – mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP – vai compartilhar suas experiências no país oriental, onde realizou uma série de trabalhos.

O foco principal da palestra será o livro Viagem a Tóquio (DBA, 2014), fruto de uma visita de Mascaro de pouco mais de um mês à capital japonesa, realizada em 2010. Esse trabalho, devido a seu caráter mais pessoal, é especialmente importante para o fotógrafo. “Eu já tive outras experiências anteriores no Japão, mas nessa eu pude me dedicar mais para fazer um trabalho fotográfico próprio. Os outros eram de encomenda, em que havia um roteiro”, conta ele. Essa liberdade para trabalhar vem de sua boa relação com a editora DBA, que já havia feito seu primeiro livro, Luzes na Cidade (1996). “Às vezes, com muitos curadores, o trabalho escapa um pouco de você, porque tem muitos palpites e gente falando. Neste caso aqui não. Pude fazer o livro de forma muito livre.”

Casado com uma nisei e pai de três filhos, Mascaro tem um carinho especial pelo Japão. Das viagens que realizou ao país surgiram ainda uma exposição e outro livro, que também vão ser comentados na palestra. “O livro tem o nome do sushiman Jun Sakamoto, com quem eu viajei fotografando os mercados, peixes, e tudo que envolvia a culinária à qual ele se dedica.” Já a exposição surgiu a partir de uma atitude semelhante à que teve o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. “O Paulo Borges, criador da São Paulo Fashion Week, quis, em 2008, fazer uma homenagem a imigração japonesa, que estava completando 100 anos. Então, ele me mandou para lá com o objetivo de fotografar Tóquio e fazer uma exposição.”

O tradicional e o moderno convivem nas ruas de Tóquio, constatou o fotógrafo Cristiano Mascaro em suas viagens ao Japão – Fonte: Cristiano Mascaro

A formação superior de Mascaro tem uma clara influência em sua fotografia, que retrata principalmente ambientes urbanos e suas arquiteturas, enfoque que fica ainda mais claro em seus trabalhos no Japão. “Gostaria muito de fotografar o interior do país, mas não é a minha. São esses grandes centros, principalmente Tóquio e Yokohama, que realmente me impressionam.” De acordo com ele, é interessante que o fotógrafo não tenha um conhecimento muito grande sobre o local que pretende registrar. “A gente é movido a surpresas e até é bom que a gente não conheça bem as coisas, para que de fato fique aberto a esses imprevistos, em uma busca fotográfica de registrar uma cidade, um país.”

Além da arquitetura, o povo e os costumes do local também foram marcantes para Mascaro. “Cada vez que eu vou para o Japão, acordo com uma sensação agradável de que serei bem tratado.” A mistura entre modernidade e tradição, principalmente na capital japonesa, foi outra característica destacada pelo fotógrafo. “Em meio a uma arquitetura futurista, você vê pessoas de kimono andando de lá para cá. Tóquio é interessante, porque tem pequenos bolsões de arquitetura bem tradicional, que não foram destruídos durante a guerra nem pelos terremotos.”

Capa do livro Viagem a Tóquio, de Cristiano Mascaro – Fonte: Cristiano Mascaro

A palestra Viagem ao Japão: Fotografias de Cristiano Mascaro ocorre no dia 28 de julho, às 15 horas, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista, em São Paulo). Entrada: R$ 15,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3254-5600 e no site do evento.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.