Arte e ciência contribuem para o “exercício da transcendência”

Para Martin Grossmann, essas atividades são necessárias porque o ser humano hoje tem dificuldade de contemplar

 18/07/2018 - Publicado há 6 anos

Em sua coluna Na Cultura o Centro Está em Toda Parte, que foi ao ar no dia 18 de julho de 2018, o professor Martin Grossmann falou sobre a importância da arte e da ciência para o exercício da transcendência.

Como exemplos, o professor citou a exposição Mundos Possíveis – que ficou em cartaz entre 3 de março e 16 de julho na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, e exibiu obras da artista sueca Hilma af Klint (1862-1944) – e uma visita que ele fez ao Centro Astronômico de Amparo. Segundo Grossmann, tanto a estética abstrata de Hilma como a observação das estrelas fazem com que o ser humano saia do cotidiano terreno e experimente a transcendência – uma necessidade hoje, na medida em que as pessoas parecem ter dificuldade para exercer a contemplação.

Ouça no link acima a íntegra da coluna.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.