Cientistas acham “sem querer” 12 luas de Júpiter, que agora tem 79

No sistema solar, Júpiter é o que tem mais luas, algumas orbitando no sentido oposto ao planeta

20/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 21:45

Nesta edição de sua coluna para a Rádio USP, o professor João Steiner comenta a descoberta de astrônomos do Instituto Carnegie, dos Estados Unidos, que observaram mais 12 satélites do planeta Júpiter. O planeta agora tem conhecidas nada menos do que 79 luas.

O astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) esclarece como um planeta pode ter tantas luas e se há risco de elas colidirem entre si.

Vale lembrar que dessas 12 novas luas descobertas, nove orbitam em sentido oposto ao planeta. Outra curiosidade que ele detalha em Entender Estrelas é que esses satélites foram descobertos por acidente.

Ouça a coluna na íntegra no player acima.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=8sOFuNbdeWM[/embedyt]