Edital seleciona pesquisadores para Plataforma Científica Pasteur-USP

A Plataforma Científica é um dos quatro laboratórios que compõem o InovaUSP

03/07/2018 - Publicado há 6 anos
Localizado na Cidade Universitária, o InovaUSP deve começar a operar no segundo semestre deste ano – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estão abertas as inscrições para pesquisadores da área de Ciências da Vida que queiram criar um grupo de pesquisa inserido na Plataforma Científica Pasteur-USP (PCPU), que integra o Centro de Inovação da USP (InovaUSP).

Os interessados têm até o próximo dia 10 de julho para enviar proposta de um programa de pesquisa internacional multidisciplinar e inovador que se integre à estratégia científica da Plataforma. Serão priorizadas as abordagens transversais em temas como doenças infecciosas vetoriais, o impacto de infecções virais ou parasitárias no cérebro, a relação entre as respostas imunes desencadeadas por processos infecciosos e danos cerebrais.

O candidato deve ter experiência de, pelo menos, cinco anos como pesquisador, ou ter pós-doutorado em uma instituição internacional.

Esse é o primeiro edital lançado pela Plataforma Científica Pasteur-USP para selecionar pesquisadores que liderarão, por quatro anos, os grupos de pesquisa que comporão a PCPU.

Para mais informações, acesse a página do Instituto Pasteur. As dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail G4-SPPU-Application@pasteur.fr

Plataforma Científica Pasteur-USP

A Plataforma Científica Pasteur-USP (PCPU) é um grande laboratório que, quando estiver completamente implantado, contará com oito ou nove grupos de pesquisa dedicados a temas relacionados à biodiversidade, à descoberta de novos patógenos, riscos potenciais à saúde pública brasileira e mundial.

Resultado do acordo tripartite assinado pela USP, pelo Instituto Pasteur e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em junho de 2015, a Plataforma é um dos quatro laboratórios que integram o Centro de Inovação da USP (InovaUSP).

Criado em 2017, o InovaUSP deve propiciar ambientes e estratégias multidisciplinares de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Universidade, privilegiando a relação com os setores produtivos e com instituições com objetivos similares. Localizado na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira, o InovaUSP deve começar a operar no segundo semestre deste ano e será composto da Plataforma Científica Pasteur-USP (PCPU), do Laboratório de Games e Soluções Digitais (Pateo), do Interdisciplinary Research for Innovative Solutions Initiative (Iris) e do Synthetic & Systems Biology (S2B).