Menos chuva nesta época do ano não favorece reservatórios da cidade

Augusto José Pereira Filho diz que a situação é muito melhor do que em 2014, mas alerta que tendência é de diminuição no armazenamento

 22/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/07/2018 as 10:08
Por

jorusp

Logo da Rádio USP

Os dias frios de outono e o volume menor de chuva acumulada já prejudicam os níveis do Sistema Cantareira, que abastece a região metropolitana de São Paulo. A capacidade medida pela Sabesp ficou abaixo de 50% a partir do dia 8 de maio.

“A tendência, segundo prognóstico climático, daqui até a primavera é de chuvas abaixo do normal”, alerta o professor Augusto José Pereira Filho, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

“Frio significa menos precipitação”, explica. “O que deve reduzir ainda mais a reservação nos sistemas da Sabesp aqui em São Paulo, em especial o Cantareira.”


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.