Pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole publica livro sobre São Paulo no século 21

A obra, organizada por Eduardo Cesar Leão Marques, aponta um futuro com maior heterogeneidade social e espacial

 04/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 13:13

O livro São Paulo in the Twenty-First Century: Spaces, Heterogeneities, Inequalities, organizado por Eduardo Cesar Leão Marques, foi publicado internacionalmente pela Routledge e analisa as principais transformações sociais e econômicas da cidade de São Paulo.

Nos últimos 30 anos, São Paulo se tornou uma cidade mais heterogênea e menos desigual. Ao contrário de algumas expectativas, as transformações econômicas recentes não produziram polarização social, e os processos localizados de produção espacial são chaves para definir seus respectivos padrões de crescimento, condições sociais, formas de produção habitacional, disponibilidade de serviços e precariedade urbana. No que tange a outras dimensões, no entanto, desigualdades continuam presentes e fortes. Em especial, certas áreas das periferias e de precariedade mudaram pouco e ainda estão marcadas por fortes desigualdades sociais.

A metrópole continua altamente segregada em termos de raça e classe, numa clara estrutura hierárquica que sugere mesmo processos de evitação social. O livro mostra que é necessário fugir de dualismos e interpretações polarizadas. Se as transformações recentes não levaram ao completo desaparecimento da estrutura grosseiramente radial e concêntrica da metrópole, superpuseram a esta outros elementos, resultando em padrões mais complexos, contínuos e multifacetados. O conjunto desses elementos aponta para uma maior heterogeneidade social e espacial, acompanhada de menores desigualdades, ainda que reconfiguradas.

A pesquisa que deu origem ao trabalho foi realizada no Centro de Estudos da Metrópole (CEM), com financiamento das agências da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O trabalho representa uma versão revisada e com capítulos adicionais do livro publicado em português, em 2015, A metrópole de São Paulo no século XXI, Espaços, Heterogeneidades e Desigualdades, também organizado por Eduardo Marques, pela editora Unesp.

Da Assessoria de Comunicação Institucional do Centro de Estudos da Metrópole

Mais informações: site https://www.routledge.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.