Festa do Livro da USP Leste terá mais de 70 editoras

De 8 a 10 de maio, evento oferecerá livros com no mínimo 50% de desconto

04/05/2018 - Publicado há 6 anos
Imagem da 7ª Festa do Livro da EACH, realizada há dois anos – Foto: Divulgação / EACH-USP

.
Após dois anos de pausa, a Festa do Livro da USP Leste volta a acontecer, agora em sua oitava edição. Com parceria entre a Editora da USP (Edusp) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), o evento gratuito, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de maio, contará com 76 editoras das mais diversas áreas e todas com desconto mínimo de 50%. Uma das novidades para este ano é que a festa, que também proporcionará a doação de livros, terá uma programação cultural desenvolvida pelos alunos que integram o Cursinho Popular da EACH.

O principal objetivo da festa é promover os livros e as editoras e fazer com que elas atendam diretamente seu público-alvo, formado por alunos, professores, pesquisadores e toda a comunidade em volta da região. Não à toa que há uma diversificação no perfil das editoras, que abordam desde literatura infantil até obras acadêmicas.

Dentre as editoras confirmadas para a feira estão a Companhia das Letras, Martins Fontes, Martin Claret, Nova Fronteira, Pubifolha/Três Estrelas e Editora Senac.

Tendo colaborado na realização da primeira edição, em 2007, a Edusp volta a organizar a feira. Para que não haja mais grandes intervalos entres as edições, a Festa do Livro pode vir a ser incrementada no calendário da USP Leste, é o que adianta Márcio Pelozio, diretor comercial da Edusp.

“A gente pretende, juntamente com esse apoio dos alunos, da EACH e da própria Edusp, inserir no calendário anual da EACH a Festa do Livro, para evitar que um ano tenha e o outro não tenha o evento. Uma vez o evento no calendário institucional da própria unidade, a gente já consegue todos os anos promovê-lo.”

O evento foi idealizado pelo professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) Plínio Martins Filho, quando este fora presidente da Edusp. A ideia era “ter uma feira reunindo editoras com os livros que sejam agregados ao currículo acadêmico dos alunos ou em referências bibliográficas e com valores que podem ser adquiridos”, comenta Pelozio.

Cartaz de divulgação da 8ª Festa do Livro da USP Leste – Foto: Divulgação / EACH-USP

.
A Edusp também é responsável pelas Festas do Livro que acontecem nos campi de São Carlos e da Cidade Universitária, e neste ano a previsão é que ocorram em outubro e no fim de novembro, respectivamente.

No site da Festa já estão disponíveis os locais onde as editoras estarão instaladas e algumas já disponibilizaram os livros que estarão à venda.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP está localizada na Avenida Arlindo Béttio, 1000, no bairro de Ermelino Matarazzo. É possível chegar à unidade pela estação USP Leste da linha 12-Safira da CPTM ou utilizar as linhas de ônibus municipais que circulam pela região. Já o acesso para veículos se dá pela Rodovia Ayrton Senna, na saída do km 17.