Revista “Geousp” traz discussões sobre economia, espaço e território

Nova edição trata de temas como violência contra negros, poluentes ambientais , o “espaço de batalha” do RJ, e aspectos territoriais na saúde e na economia

 27/03/2018 - Publicado há 6 anos

 

O aterro sanitário de Caieiras (SP), objeto de estudo de um dos artigos – Foto: Reprodução / Giovano Candiani e Ednilson Viana

 

Publicação da FFLCH discute conceitos e temas da geografia abordando-os nas situações atuais da sociedade

A revista Geousp: Espaço e Tempo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lançou sua edição mais recente (volume 21, número 3, 2017). A publicação do Departamento de Geografia discute sobre conceitos da área, como espaço, paisagem e território.

Além de um ensaio intitulado Mobilidade geográfica e acessibilidade: Uma proposição teórica, e da resenha do livro Território e saúde: Circuitos da economia urbana dos equipamentos médicos no Estado de São Paulo, de Virna Carvalho David, o número atual traz uma série de artigos.

Dentre eles se destacam A cidade como espaço de batalha: de Gaza ao Rio de Janeiro, que observa a cidade por uma óptica não só de produção capitalista, mas também como espaço de batalhas contemporâneas; A natureza das crises nos sistemas socioeconômicos capitalistas, que trata das relações entre crise, capitalismo e neoliberalismo; O Sistema Único de Saúde (SUS) como um macrossistema: território, técnica e política, que analisa o referido sistema pelo viés da geografia humana; Emissões fugitivas de metano em aterros sanitários, uma avaliação ambiental que toma como exemplo o caso de Caieiras (SP); e Necropolíticas espaciais e juventude masculina: a relação entre a violência homicida e a vitimização de jovens negros pobres do sexo masculino, que busca pistas para compreender a violência vivenciada por negros nas periferias pobres.

Estes e outros trabalhos podem ser acessados na íntegra no Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail geousp@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.